Os músculos do assoalho pélvico são responsáveis pelo controle urinário, vaginal e intestinal. Gravidez, atividade vigorosa e idade podem causar enfraquecimento dos músculos. Isso pode levar à incontinência urinária, mau funcionamento sexual, prolapso da bexiga e até mesmo a incontinência fecal. Os exercícios de Kegel melhoram o tônus dos músculos do assoalho pélvico e podem prevenir essas complicações. Ferramentas para exercícios de Kegel ajudam a isolar os músculos do assoalho pélvico e incentivam o desempenho correto de Kegel.
Bolas Benwa
As bolas de Benwa são pequenas bolas de metal pesadas que são colocadas na vagina e mantidas ali. Originalmente, as bolas benwa eram usadas para estimulação sexual, mas o ato de reter as bolas benwa na vagina requer contrações do músculo Kegel, fortalecendo os músculos do assoalho pélvico.
Cones
Os cones de Kegel funcionam de maneira semelhante à Bolas benwa mas sente-se mais baixo na vagina e são ponderadas especificamente para exercícios de Kegel. A maioria dos kits de cone vem com uma variedade de pesos, de modo que, à medida que os músculos se tornam mais fortes, são usados cones mais pesados, proporcionando uma forma progressiva de exercício. Alguns "cones" Kegel são na verdade mais como tampões.
Resistance Trainers
Vários produtos funcionam fornecendo uma resistência, geralmente com uma mola dentro de algum tipo de inserção vaginal de plástico ou metal. Estes produtos dão mais resistência, tornando os exercícios mais eficazes, mas não dão feedback real sobre se os exercícios estão sendo feitos corretamente.
Biofeedback
Dispositivos de biofeedback estão agora disponíveis para uso em casa, bem como para uso em o ginecologista. Eles trabalham com uma sonda vaginal ligada a um computador que mede a força e a duração das contrações musculares. Esses dispositivos dão feedback sobre se os músculos estão sendo adequadamente isolados e registram melhorias na força muscular.
Estimulação elétrica
Em alguns casos, as mulheres ainda são incapazes de isolar os músculos do assoalho pélvico ou os músculos são tão fraco que as contrações musculares não são perceptíveis. Nesses casos, uma ferramenta de exercício de Kegel que aplica estimulação elétrica leve a esses músculos pode exercitar esses músculos, fortalecendo-os gradualmente.
Conclusão
Há uma variedade de ferramentas para exercícios de Kegel que podem ajudar a prevenir a incontinência urinária. e outras complicações dos músculos fracos do assoalho pélvico. Alguns dispositivos exigem um encaixe adequado e uma receita médica, outros estão disponíveis sem receita médica. Mulheres que estão passando por incontinência devem consultar seu médico para descartar outras causas.