A bexiga de uma mulher pode cair, ou prolapsar, quando os ligamentos, músculos e tecidos que sustentam o órgão ficam fracos e se esticam em direção à vagina. A condição de uma bexiga caída ou prolapsada também é chamada de cistocele. Suportes artificiais inseridos na vagina ou cirurgia podem ser necessários para tratar cistoceles graves, mas às vezes o dano é menor e pode ser revertido naturalmente. Manter um peso ideal, fortalecer os músculos do assoalho pélvico e usar ervas estrogênicas pode ajudar naturalmente a levantar a bexiga.
Perca peso, sob a supervisão de seu médico, se for diagnosticado com cistocele e seu peso MayoClinic.com afirma que a obesidade pode ser uma causa de uma bexiga caída; soltar alguns quilos de forma segura pode tirar a pressão de seus músculos e ligamentos e pode reverter sua condição.
Faça exercícios de Kegel para fortalecer os músculos fracos do assoalho pélvico que contribuíram para a sua cistocele. Contraia os músculos que você usa para controlar o fluxo de urina, mantenha a posição por segundos e relaxe. Experimente este exercício enquanto estiver sentado no vaso sanitário, se tiver dificuldade em identificar os músculos certos. Depois de saber que área apertar, você pode fazer Kegels em qualquer lugar, a qualquer momento. Trabalhe até 10 a 15 repetições por série, e faça-as com frequência ao longo do dia.
Pergunte ao seu médico sobre como tomar ervas estrogênicas - suplementos de ervas que agem como o hormônio estrogênio - se você já chegou à menopausa. De acordo com MayoClinic.com, o estrogênio contribui para os músculos pélvicos fortes, o que, por sua vez, pode impedir que a bexiga caia. A edição de março-abril de 2002 da revista Menopause relata que o cohosh preto e o ginseng estão entre as ervas que reduzem os sintomas da menopausa devido às suas propriedades semelhantes ao estrogênio. As doses variam de acordo com a necessidade e o seu histórico médico individual.
, , ] ]