Muitas mulheres experimentam sangramento de ponta em algum momento durante sua vida. O sangramento de ruptura é um período de sangramento que ocorre entre os períodos menstruais. Este tipo de sangramento pode ser leve ou pesado e pode ou não ser acompanhado de cãibras. Existem várias causas possíveis de sangramento. As mulheres devem consultar seu ginecologista se ocorrer sangramento vaginal persistente ou anormal.
Controle de natalidade
Vários métodos de controle de natalidade podem causar sangramento. Os contraceptivos hormonais funcionam alterando o equilíbrio hormonal natural de uma mulher, o que pode causar irregularidade menstrual. Se ocorrer sangramento, é mais provável durante os primeiros três meses de tratamento, relata a Planned Parenthood. Tomar pílulas anticoncepcionais ao mesmo tempo todos os dias e não pular comprimidos pode ajudar a diminuir o risco de sangramento. As mulheres que apresentam esse tipo de sangramento após terem usado o mesmo método de controle de natalidade por mais de 3 meses devem consultar seu ginecologista. Em alguns casos, um método contraceptivo alternativo pode ser recomendado.
Gravidez
O sangramento de passagem pode ser um sintoma da gravidez. Uma mulher pode ter sangramento vaginal por volta de 11 a 12 dias após a concepção. Esse tipo de sangramento é chamado de sangramento de implantação, e acredita-se que ocorra quando o óvulo fertilizado começa a se implantar na parede do útero. A hemorragia do implante geralmente tem um encurtamento de duração e é mais clara em cor e fluxo do que um período menstrual normal. As mulheres que desenvolvem uma gravidez ectópica também podem apresentar sangramento. Uma gravidez ectópica ocorre quando a gravidez ocorre fora do útero, geralmente em uma das tubas uterinas. Mulheres com sangramento entre períodos menstruais que podem estar grávidas devem fazer um teste de gravidez em casa e consultar seu médico
Infecções
Algumas doenças e infecções podem causar sangramento, como vaginose bacteriana e verrugas genitais bem como certos tipos de câncer. De acordo com o MedlinePlus, um exame cuidadoso por um profissional de saúde é a melhor maneira de resolver a causa do sangramento. Um exame pélvico pode ser realizado durante o sangramento. Culturas vaginais, culturas de urina e exames de sangue podem ser feitos para determinar a causa do sangramento.
, , ] ]