Muitas mulheres acham sangramento de qualquer tipo durante a gravidez confuso e assustador. É comum interpretar o sangramento vaginal como um sinal de que algo está errado, ou como um aborto espontâneo ameaçado. Na verdade, existem muitas razões pelas quais as mulheres podem experimentar um pouco de hemorragia marrom no início da gravidez, algumas das quais são bastante normais.
Identificação
Pode ser difícil dizer sangramento - particularmente se o sangramento é muito luz - de outros tipos de corrimento vaginal no início da gravidez. Corrimento amarronzado que ocorre em pequenas quantidades é provável sangramento, explica Heidi Murkoff e Sharon Mazel em seu livro, "O que esperar quando você está esperando." Outras cores de descarga normais durante a gravidez incluem o branco e o amarelo, que podem parecer marrons ou bronzeados quando secos, especialmente em pequenas quantidades.
Determinar se o sangramento marrom no início da gravidez é preocupante depende fortemente sobre quando o sangramento ocorre. Por exemplo, é normal ter sangramento ou manchas amarronzadas que duram vários dias em torno de 10 a 14 dias após a concepção, observam Murkoff e Mazel. Isso ocorre porque o óvulo fertilizado, quando se implanta no revestimento uterino, causa pequenas quantidades de sangramento. O volume de sangue é insignificante o suficiente para que se oxide, ou se torne marrom, ao sair da vagina. Um outro fator que afeta a importância do sangramento marrom é a fonte do sangue. Com exceção do sangramento de implantação, o sangue de dentro do útero é mais preocupante durante a gravidez do que o sangue de características mais externas, como o colo do útero. Em seu livro, "O que você não pensou em fazer ao seu obstetra", o Dr. Raymond Poliakin observa que o colo do útero pode se tornar bastante vascular e sangrar mais facilmente do que o habitual durante a gravidez. Pequenas quantidades de sangue do colo do útero são de pouca preocupação.
Expert Insight
Enquanto a primeira inclinação de uma mulher grávida, ao notar sangramento no início da gravidez, pode ser chamar seu médico, há algumas circunstâncias sob as quais A Dra. Miriam Stoppard, em "Conception, Pregnancy and Birth", sugere que pequenas quantidades de sangramento logo após a relação sexual ou um exame físico no consultório do obstetra provavelmente são de origem cervical e não são motivo de preocupação. Sangramento em outras ocasiões, ou sem provocação cervical, deve ser relatado a um médico.
Aviso
Especialistas notam que os sinais de alerta de aborto eminente incluem sangramento vermelho, cólicas e quantidades significativas de sangue. Se o sangramento amarronzado persistir por algum tempo, mudar de cor, aumentar de intensidade ou for acompanhado de dor ou desconforto, o Dr. Poliakin sugere que é uma boa idéia entrar em contato com um médico imediatamente, pois isso pode ser um sinal de aborto espontâneo. Embora possa ser impossível interromper um aborto iniciado, ainda é importante receber tratamento médico.