Diminuição dos níveis do hormônio sexual testosterona pode afetar a quantidade de espermatozóides que um homem é capaz de produzir. A idade desempenha um papel importante na produção de testosterona e espermatozóides; no entanto, a produção de espermatozóides pode ser mantida até a velhice.
Segundo MayoClinic.com, baixa contagem de espermatozóides, também conhecida como oligospermia, ocorre se houver menos de 20 mililitros de espermatozóides em cada mililitro. de sêmen. Em muitos casos, a baixa contagem de espermatozóides é identificada quando um casal é incapaz de conceber uma criança após um ano de sexo desprotegido. Se a diminuição da testosterona, também conhecida como hipogonadismo masculino, é a causa, de acordo com MayoClinic.com, isso pode ser identificado por um baixo desejo sexual, disfunção erétil, menos pêlos no corpo ou sensibilidade nos testículos. De acordo com MayoClinic.com, a testosterona diminuída pode ocorrer durante o desenvolvimento fetal, a puberdade ou a idade adulta. Se a testosterona é reduzida durante a idade adulta, um homem pode ser incapaz de ter filhos e ele pode ter disfunção erétil. Os homens geralmente produzem menos testosterona à medida que envelhecem. Segundo a Cleveland Clinic, a produção de testosterona é reduzida em 20% em homens com mais de 60 anos e reduzida de 30 a 40% em homens com mais de 80 anos. Andropausa, a versão masculina da menopausa, é a causa da redução da testosterona em homens mais velhos. Hipogonadismo
Existem dois tipos de hipogonadismo: primário e secundário. De acordo com MayoClinic.com, hipogonadismo primário se origina nos testículos e a versão secundária ocorre nas áreas do cérebro que dizem aos testículos para produzir testosterona, o hipotálamo ou a glândula pituitária. Algum hipogonadismo primário pode ser causado por uma lesão no testículo, envelhecimento, síndrome de Klinefelter ou uso de álcool. De acordo com a Clínica Cleveland, se uma pessoa tem um atraso puberal ou um tumor cerebral, estes podem ser a causa do hipogonadismo secundário. Envelhecimento também pode causar hipogonadismo secundário. Terapia de reposição de testosterona pode aumentar a produção de testosterona. No entanto, de acordo com o Dr. Michael A. Werner de Andropausespecialist.com, uma vez que a testosterona está sendo dada de fora, os testículos vão parar de produzir sua própria testosterona, que interromperá temporariamente ou permanentemente a produção de espermatozóides. Se você está tentando começar uma família, ainda é possível ter um bebê com baixa contagem de espermatozóides, mesmo que demore mais de um ano; no entanto, se você não estiver mais produzindo esperma, não será capaz de engravidar naturalmente uma mulher. De acordo com a Medline Plus, injeções de hormônio hipofisário, cirurgia ou radioterapia podem ajudar os pacientes do sexo masculino a produzir esperma.
Alternativas
De acordo com a Cleveland Clinic, doença ductal, hostilidade epididimária, disfunção erétil e disfunção ejaculatória também podem causar diminuição da produção de espermatozóides. Medicamentos de quimioterapia usados para combater o câncer também podem diminuir sua contagem de espermatozóides. Para determinar a causa de sua diminuição na produção de espermatozóides, entre em contato com seu médico para testar seus níveis de testosterona. Se a diminuição da testosterona não é a causa, o seu médico irá realizar testes adicionais.