Os fungos são organismos vivos que se alimentam de material orgânico. Eles não têm clorofila, que é encontrada na vida das plantas, e eles se reproduzem pela produção de esporos. Fungos são encontrados no mofo, bolor, cogumelos, ferrugem e leveduras. Uma vez que eles prosperam em lugares quentes, úmidos e escuros, eles também são encontrados em infecções de vagina, pé de atleta e levedura. Você os combate todos os dias pelo equilíbrio de "boas bactérias" em seu corpo, mas se sua saúde estiver comprometida, os fungos podem viajar por todo o seu sistema pegando carona na corrente sanguínea. Infecções fúngicas sistêmicas ou sépticas são emergências médicas sérias e, às vezes, fatais.
Infecções sinusite
As infecções sinusais crônicas são a causa mais comum de fungos no sangue. Estes são geralmente causados por uma fonte bacteriana, mas se os antibióticos são tomados para matar as bactérias, os fungos podem assumir muito rapidamente. Membranas mucosas são quentes, úmidas e um provável ambiente para fungos. Pesquisadores da Mayo Clinic descobriram fungos em 96 por cento das pessoas com sinusite crônica. Isso pode ser tratado com medicamentos antifúngicos e muitas vezes um procedimento cirúrgico em que o fungo deve ser raspado dos seios. Se sinusite infecções fúngicas se espalhar para o sangue, os sintomas incluem febre, calafrios, choque, delírio, coágulos sanguíneos, icterícia e dificuldade em respirar. Os fungos Aspergilli podem viajar dos seios para o cérebro, fígado e rins. A rápida disseminação é geralmente associada a pessoas que têm sistemas imunológicos fracos.
Antibióticos
O fungo freqüentemente afeta uma pessoa que está tomando antibióticos por qualquer período de tempo. Os antibióticos são administrados para tratar uma infecção bacteriana e funcionam muito bem. Infelizmente, esses medicamentos matam bactérias boas junto com as ruins, convidando o fungo a crescer demais, muitas vezes na boca, na forma de sapinho. O sapinho geralmente é causado por um fungo chamado Candida, e esses fungos agressivos competem com boas bactérias por um lugar em sua boca. Se candida sistêmica ocorre, os sintomas são febre, choque que é marcado pela diminuição da pressão arterial e freqüência cardíaca elevada, distúrbios respiratórios e multi-órgãos, erupção cutânea sistêmica e descamação da pele.
Diabetes
Diabéticos, especialmente aqueles com dietas irrestritas, são mais propensas a fungos que podem ser transferidos para o sangue devido ao excesso de açúcar que está na corrente sanguínea. Quest Diagnostics relata certos fungos florescem no ambiente de glicose e funcionamento do sistema imunológico inferior, que muitas vezes acompanha o diabetes.
Câncer
Indivíduos que têm câncer e passar por quimioterapia estão em maior risco para invasores de fungos sistêmicos. A quimioterapia é baseada em medicamentos que matam as células saudáveis, juntamente com as células destrutivas do câncer. Quando as células saudáveis são mortas, o sistema imunológico é comprometido pela morte de células brancas, que são os combatentes da infecção em seu corpo. Como essas células são rapidamente diminuídas pela quimioterapia, os fungos virulentos podem se mover e crescer muito rapidamente. Os fungos mais comuns são Alternaria, Penicillium, Cladosporium, Aspergillus, Candida e Fusarium.
AIDS
A AIDS resulta em um mau funcionamento do sistema imunológico que se agrava com o tempo. As pessoas que vivem com esta doença muitas vezes têm muitas áreas que abrigam fungos no tecido e no sangue. O fungo na corrente sanguínea geralmente é uma ameaça à vida, de acordo com o MIT. Muitas vezes, medicamentos antifúngicos são administrados por via intravenosa para rápida absorção.