A uretra é um tubo estreito que transporta a urina para fora do corpo. Também carrega sêmen nos homens. Bactérias, vírus ou fungos podem causar uma infecção do revestimento da uretra, também conhecida como uretrite, caracterizada por ardor e dor ao urinar, juntamente com corrimento anormal da vagina ou do pênis. O objetivo do tratamento é melhorar os sintomas e curar a infecção. Todos os parceiros sexuais do paciente também devem ser tratados. Com diagnóstico preciso e tratamento, a condição pode ser curada completamente.
Antibióticos
Antibióticos são as drogas de escolha para curar a uretrite causada por bactérias. Um médico pode inicialmente prescrever um antibiótico de amplo espectro que seja eficaz contra uma variedade de bactérias. Um medicamento mais específico que atua contra o organismo causador específico pode ser prescrito quando os resultados dos exames laboratoriais estiverem disponíveis.
A azitromicina e a doxiciclina são os antibióticos mais comuns usados no tratamento da uretrite. Eles geralmente são administrados por via oral e a duração da terapia pode durar cerca de 7 dias. No caso de uretrite gonocócica, uma cefalosporina, como ceftriaxona ou cefixima, pode ser adicionada juntamente com azitromicina. Tradicionalmente, as fluoroquinolonas também são usadas para tratar a uretrite, especialmente a uretrite gonocócica. No entanto, o Centro de Tecnologia da Informação John Hopkins Point of Care afirma que mais de 25% das cepas de Neisseria gonorrhoeae são resistentes às fluoroquinolonas. Metronidazol, tinidazol e eritromicina são três antibióticos comumente usados para tratar a uretrite recorrente.
Natural Remédios
A Universidade de Maryland Medical Center recomenda alimentos ricos em antioxidantes, óleos alimentares saudáveis, multivitaminas, suplementos probióticos e extrato de semente de alimentos de uva para tratar a uretrite. A maioria desses métodos melhora a imunidade e ajuda o corpo a combater os microorganismos que causam infecções na uretra. Evitar café, álcool, tabaco, ácidos graxos trans e alimentos refinados também pode ajudar a melhorar a saúde geral do paciente.
Analgésicos
Um médico pode prescrever analgésicos, como fenazopiridina, para aliviar os sintomas de dor, ardor e desconforto urinários que são frequentemente associados à uretrite. É importante notar que essas drogas não curam a infecção; eles apenas fornecem alívio dos sintomas. A fenazopiridina está disponível em comprimidos e é geralmente tomada três vezes ao dia. Efeitos colaterais comuns incluem dor de cabeça, tonturas e dores de estômago.
Fluidos
O consumo de grandes quantidades de líquidos, especialmente água, pode ajudar com o tratamento de muitas infecções do trato urinário, incluindo uretrite. Os médicos geralmente recomendam beber pelo menos 8 a 10 copos de água por dia. Esse excesso de água ajuda a expulsar os microrganismos que causam a infecção.
, , ] ]