A vaginose bacteriana descreve um tipo de vaginite que produz vermelhidão ou inchaço da vagina, muitas vezes acompanhada de desconforto, corrimento vaginal e prurido. Uma vagina saudável contém vários tipos diferentes de bactérias. A vaginose bacteriana, ou BV, resulta quando as bactérias que ocorrem normalmente proliferam. BV pode causar um cheiro de peixe, especialmente após o sexo. Antibióticos são geralmente prescritos para BV, mas mudanças na dieta também podem ser necessárias para evitar que se torne uma condição crônica.
Lactobacillus Acidophilus
A vaginose bacteriana decorre de um desequilíbrio no ecossistema vaginal. Comer alimentos que contêm lactobacilos pode trazer o ecossistema vaginal de volta a um estado saudável e equilibrado. Em "O Guia do Profissional de Saúde para Suplementos Dietéticos Populares", os autores Shawn M. Talbott e Kerry Hughes observam que o lactobacillus acidophilus, ou LA, é uma bactéria saudável; o consumo de alimentos com AL tem sido associado a menores taxas de BV. Iogurte, kefir e leite acidophilus são todas as fontes potenciais de LA.
Alho
O alho contém propriedades antibióticas naturais e por este motivo é recomendado para quem é propenso a vaginose bacteriana. Jean Carper, autor do livro “Food Your Miracle Medicine: Prevenindo e curando problemas de saúde comuns da maneira natural”, afirma que o alho é eficaz em uma ampla gama de bactérias. O alho é recomendado como um supositório vaginal e também é eficaz quando comido.
Alimentos para evitar
Em "O livro de consulta ginecológica", M. Sara Rosenthal, Ph.D., explica que a dieta pode desempenhar um papel importante. papel no manejo da vaginose bacteriana. Rosenthal enfatiza evitar o açúcar. Os autores de “Our Bodies, Ourselves” dizem que consumir açúcar pode levar a um ambiente vaginal que estimula o crescimento de bactérias. Também é aconselhável evitar a cafeína, álcool, alimentos que incluem mofo, alimentos fermentados, alimentos processados e aqueles ricos em carboidratos.
Alimentos a Favor
Uma dieta saudável leva a um sistema imunológico mais forte e diminui o probabilidade de contrair vaginose bacteriana. A Bacterial-Vininosis.com sustenta que uma dieta rica em produtos de linhaça, grãos inteiros, produtos orgânicos frescos, peixes, carnes e aves, e uma abundância de água, beneficia qualquer mulher na esperança de evitar a recorrência da vaginose bacteriana. Phyllis A. Balch, CNC, autor de “Receita de Cura Nutricional: Uma Referência Prática de A a Z a Remédios Livres de Drogas Usando Vitaminas, Minerais, Ervas e Suplementos Alimentares”, recomenda a Echinacea para a vaginose bacteriana, assim como a Bacteriana. -Vaginosis.com e banco de dados de medicina alternativa do sistema de saúde da Universidade de Michigan. Echinacea pode ser feita em um chá ou uma tintura. BacterialVaginosis.com e Balch também recomendam pau d'arco, que também pode ser transformado em chá.