A dieta candida visa reduzir a quantidade de levedura - e nutrientes que "alimentam" a levedura - nos alimentos que você come. Candida refere-se a Candida albicans, o fungo que causa infecções fúngicas vaginais. Algumas pessoas têm uma doença chamada candidíase crônica ou síndrome de hipersensibilidade levedura, que envolve um crescimento excessivo de candida no trato gastrointestinal. Soja não parece agravar ou ajudar candidíase. Consulte o seu médico antes de iniciar uma dieta candida.
Evitar
A dieta candida exclui alimentos que contêm levedura ou mofo, como queijos, frutas secas, álcool e amendoim, de acordo com a Universidade de Michigan Health System. Cogumelos, pães feitos com levedo de padeiro, pasta de tomate e cerveja também são eliminados, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. A dieta também elimina ou limita a quantidade de alimentos que você come que contêm açúcar e leite, como doces e produtos lácteos, porque esses nutrientes são pensados para "alimentar" o fermento e promover o seu crescimento.
Considerações
A soja não está listada entre os alimentos que contêm fermento ou levedura. Mas certos tipos de produtos de soja podem se enquadrar em uma das duas categorias. Por exemplo, tofu fermentado ou produtos de soja que contenham açúcares para aromatizantes seriam proibidos sob a dieta candida. Além disso, tenha em mente que adicionar certos alimentos como iogurtes contendo culturas probióticas e peixes ou nozes que são ricos em ácidos graxos ômega-3 poderia realmente ajudar no tratamento da candidíase, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Certas especiarias, como orégano, cravo, sálvia, alho e canela, podem oferecer ações antifúngicas, enquanto os grãos integrais são uma rica fonte de vitaminas do complexo B.
Nutrientes-chave
Certos suplementos alimentares podem ajudar a sustentar Candida dieta também. Por exemplo, suplementos de ácidos graxos essenciais, como óleo de peixe, probióticos como Lactobacillus acidophilus, vitaminas C e E, selênio, cálcio e vitaminas do complexo B podem ajudar a apoiar o sistema imunológico e reduzir a inflamação, observa a Universidade de Maryland. Centro médico. Ácido caprílico e própolis de abelha também podem oferecer ações antifúngicas. Suplementos digestivos como ácido clorídrico betaína e enzimas pancreáticas podem ajudar a prevenir a penetração da candida no intestino delgado, diz o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento, juntamente com uma dieta candida.
Prevenção /Solução
Tomar antibióticos pode piorar candidíase, porque os antibióticos tendem a matar as bactérias benéficas em seus intestinos que controlam o crescimento de candida, explica o Centro Médico da Universidade de Maryland. Se você tiver candidíase, limite o uso de antibióticos e explore outras opções com seu médico sempre que possível. Evitar o uso de pílulas anticoncepcionais e corticosteróides também pode prevenir ou diminuir o crescimento de cândida em seu corpo, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Além de uma dieta candida, os tratamentos convencionais para candidíase geralmente incluem medicamentos antifúngicos, que vão desde comprimidos orais, enxaguatórios bucais, supositórios vaginais e cremes tópicos.
Aviso
Converse com seu médico e um nutricionista antes de você começar uma dieta candida ou fazer outras mudanças dietéticas significativas. Embora a soja não pareça promover o crescimento de cândida, você pode ter alguns sintomas se tiver alergia a produtos de soja e soja. Além disso, lembre-se de que os suplementos vendidos sem prescrição médica podem causar efeitos colaterais, riscos para a saúde e interações medicamentosas, assim como medicamentos controlados. Discuta estes perigos potenciais com o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.