casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Prós e Contras de Preservativos como Contraceptivo

Preservativos são uma forma de controle de natalidade que usa o método da barreira; preservativos masculinos são rolados sobre o pênis para impedir a entrada de sêmen na vagina. Os preservativos são geralmente feitos de látex, pele de cordeiro ou poliuretano. Alguns preservativos são revestidos com gel espermicida adicional para ajudar a destruir qualquer esperma presente. O preservativo é a terceira forma mais popular de controle de natalidade; 18 por cento das pessoas que usam o controle da natalidade dependem de preservativos, de acordo com a Clínica Mayo. Entenda os prós e contras do uso do preservativo como contraceptivo antes de usar preservativos.

Pro: Facilidade de Uso e Efetividade

Os preservativos são simples de usar e eficazes. Quando usados sozinhos, os preservativos são 85% eficazes - de 100 casais que usam camisinha durante a relação sexual 15 resultam em gravidez. Os preservativos são ainda mais eficazes quando usados com solução espermicida. Os preservativos não são permanentes e simplesmente removidos após a relação sexual.

Pro: DSTs

Preservativos reduzem a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, ou DSTs. O preservativo forma uma barreira entre o contato genital e as secreções. Herpes, vírus do papiloma humano e outras doenças têm reduzido a transmissão quando os preservativos são usados. A transmissão do HIV é reduzida em 85% quando os preservativos são usados corretamente 100% das vezes, de acordo com a The American Pregnancy Association. No entanto, os preservativos não impedem que as DSTs ocorram.

Pro: Disponibilidade

Preservativos facilmente disponíveis podem ser adquiridos na maioria das farmácias e drogarias sem receita médica. Preservativos vêm em diferentes tamanhos, estilos e cores. Às vezes, os preservativos estão disponíveis em máquinas de venda de banheiros e postos de gasolina. Os preservativos são relativamente baratos - de acordo com a The Mayo Clinic, os preservativos podem ser comprados por entre cinquenta centavos e dois dólares - eles geralmente são comprados em pacotes de três a doze. O custo depende do estilo (com nervuras ou lubrificados) e se o espermicida é aplicado ao preservativo. Algumas clínicas de saúde podem distribuir preservativos gratuitamente.

Con: Quebra ou rasgão

Os preservativos podem quebrar, rasgar ou escorregar durante o uso. Às vezes, o casal pode não estar ciente de que o preservativo se rompeu durante a relação sexual. A Clínica Mayo afirma que dois em cada 100 preservativos quebram.

Con: Interferir com a atividade sexual

Algumas pessoas podem reclamar que os preservativos interferem na atividade sexual. Tanto homens quanto mulheres alegam que o uso de preservativos diminui a sensibilidade durante a relação sexual. O tempo para colocar o preservativo também pode interromper as preliminares e as relações sexuais.

, , ] ]