O parto, seja através de uma cesariana ou vaginal, está intimamente associado à incontinência urinária e fecal. A diarréia é um pouco menos comum entre as mulheres que têm cesariana, mas ocorre por diversos motivos. Segundo a pesquisa publicada na revista "Obstetrics &Gynecology", 38% das mulheres em um grande estudo relataram o aparecimento de problemas de diarréia após uma cesariana. É uma condição embaraçosa, mas você nunca deve hesitar em mencioná-la ao seu obstetra, porque em muitos casos o tratamento é fácil e altamente eficaz.
Diarreia e incontinência fecal
A diarréia é quando você tem intestino frouxo freqüente movimentos, mas uma condição intimamente relacionada comum após a gravidez é a incontinência dos intestinos. A incontinência fecal ou anal é quando você vaza fezes ou gases ou quando tem urgência frequente para fazê-lo, mesmo que não haja vazamento real, porque os músculos do ânus e do reto não conseguem controlar a passagem das fezes. A diarréia pode causar incontinência fecal.
O Instituto Nacional de Saúde relata que muitas mulheres pedem parto por cesariana porque acreditam que evitarão problemas de incontinência, mas a agência diz que não há provas conclusivas. que as cesarianas fornecem essa proteção. Em vez disso, a experiência de mulheres com diarréia ou incontinência pode estar relacionada a vários fatores, como por quanto tempo eles se submeteram durante o trabalho de parto e quanto tempo seu trabalho de parto progrediu antes de ter uma cesariana, além de outros fatores geralmente associados à gravidez. A gravidez coloca uma grande pressão no assoalho pélvico, e algumas mulheres experimentam prolapso de órgãos - a falha dos músculos em manter um órgão em seu lugar normal - e, como resultado, a incontinência por estresse.
Diarréia após dar à luz
Antibióticos Outra razão pela qual as mulheres experimentam diarréia após uma cesariana é devido aos antibióticos que recebem antes e depois da cirurgia. Antes de uma cesariana, as grávidas recebem antibióticos para reduzir o risco de infecção. Quase todos os antibióticos podem causar diarréia. Isso ocorre porque eles atrapalham o equilíbrio entre as boas ou benéficas bactérias e bactérias nocivas. Ao destruir os dois tipos de bactérias enquanto tentam combater infecções, os antibióticos podem permitir que as bactérias resistentes ao antibiótico cresçam fora de controle. Eles produzem toxinas que danificam as paredes do intestino e causam inflamação. Além disso, é possível receber antibióticos adicionais após a cesárea se você tiver sofrido uma lesão intestinal. Embora raras, perfurações e queimaduras de instrumentos cirúrgicos podem acontecer. O tratamento requer antibióticos adicionais, o que aumenta o risco de diarreia.
Tratamento da diarréia
Se você tiver dificuldade persistente em controlar os movimentos intestinais, entre em contato com seu médico. Você deve ser examinado para descartar qualquer doença que possa estar causando a diarréia. Depois de eliminar uma condição mais grave, existem várias opções para controlar o problema, reduzir a frequência das fezes e melhorar sua consistência. Seu médico pode prescrever um laxante em formação, e você pode tomar suplementos de fibra diariamente. Além disso, o cloridrato de loperamida, encontrado em remédios que não precisam de receita médica, como o Imodium, pode aumentar o tempo de trânsito dos intestinos. Isso permite que as fezes absorvam mais água e se tornem mais firmes. O seu médico também pode ajudá-lo com a sensibilidade retal e com o treinamento de força do esfíncter anal.