Ter uma baixa contagem de esperma pode ser frustrante se você e seu parceiro estiverem tentando engravidar. Tomar certas medidas para melhorar sua saúde e tomar suplementos específicos pode ajudar a aumentar seu volume de esperma. Se você decidir tomar um suplemento dietético, converse com seu médico com antecedência para garantir que o suplemento que você quer tomar não afete seu estado de saúde atual ou interaja negativamente com seus medicamentos.
Phytoestrogen
Os homens precisam de algum estrogênio para o funcionamento normal. Se os seus níveis hormonais estão fora de ordem, a ingestão de um suplemento de fitoestrógeno pode ajudar a melhorar a fertilidade e a qualidade do esperma, alinhando seus níveis hormonais. Uma pesquisa publicada no periódico "Clinical Science" em 2001 testou amostras de sangue e sêmen em homens que receberam 40 miligramas de isoflavonas, um tipo de fitoestrógeno à base de plantas, diariamente por um período de dois meses. Os pesquisadores avaliaram amostras de sêmen quanto à contagem de espermatozóides, motilidade e concentração. Enquanto este suplemento pode ser benéfico em doses variadas durante um certo período de tempo, os pesquisadores neste estudo concluíram que 40 miligramas por dia por um período mínimo de dois meses não tiveram nenhum efeito sobre o volume ou qualidade do sêmen.>
A vitamina D pode ajudar com a função e a sobrevivência dos espermatozóides. Esta vitamina lipossolúvel vem de algumas fontes alimentares, principalmente alimentos fortificados. Ele é apelidado de vitamina "sunshine" porque seu corpo pode sintetizar a vitamina D quando sua pele é exposta à luz solar direta. Uma pesquisa publicada no periódico "Human Reproduction", em 2010, mostra que ter níveis adequados de vitamina D no sangue pode ajudar a aumentar o volume do esperma ao auxiliar na criação de novos espermatozóides, além de desempenhar um papel na maturação do esperma. Mantenha sua vitamina D armazena ingerindo 600 unidades internacionais de vitamina D diariamente.
Vitamina E
A vitamina E age como um antioxidante em seu corpo, livrando-se de radicais livres altamente reativos que danificam permanentemente células e tecidos . Esta vitamina lipossolúvel é essencial para aumentar o volume de espermatozóides, pois combate os invasores que afetam os órgãos produtores de espermatozóides. De acordo com uma pesquisa publicada no "Journal of Animal Science" em 2004, a adição de um suplemento de vitamina E à dieta de javalis aumenta o volume de sêmen, em comparação com nenhuma suplementação. Você precisa de 15 miligramas ou 22,4 Unidades Internacionais de vitamina E por dia, o que pode ajudar a aumentar o volume do sêmen e a qualidade do esperma.
Vitamina C
Como a vitamina E, você precisa das propriedades antioxidantes da vitamina C para combater os radicais livres. A vitamina C mantém seu sistema imunológico funcionando no seu melhor, matando as bactérias estranhas que podem danificar os espermatozóides saudáveis. Além disso, a vitamina C é essencial para a produção de colágeno. O colágeno é um componente das paredes das veias e das artérias, permitindo a entrega de sangue ao seu pênis e região genital. A Mayo Clinic sugere tomar um multivitamínico diariamente para obter os nutrientes essenciais que você precisa, incluindo as vitaminas C e E, para ajudar a manter o volume e a qualidade do seu espermatozóide em níveis ideais. Certifique-se de que seu multivitamínico forneça os 90 mg de vitamina C recomendados para homens.