A SOP, ou síndrome do ovário policístico, é caracterizada por um desequilíbrio hormonal e níveis androgênicos anormalmente altos, que resultam em período irregular ou ausente, depressão, ganho de peso, pêlos faciais e corporais excessivos, cistos nos ovários e infertilidade. O principal tratamento para SOP é baseado em um estilo de vida saudável, envolvendo nutrição adequada e atividade física regular. Uma dieta que limita seu consumo de carboidratos geralmente pode gerenciar a SOP e sua resistência à insulina subjacente. A vitamina D também parece ser um elemento promissor para melhorar os sintomas da SOP.
Resistência à Insulina e SOP
A resistência à insulina parece ser um problema comum para a maioria das mulheres diagnosticadas com SOP. A resistência à insulina está frequentemente associada a hiperinsulinemia ou altos níveis de insulina. Com a resistência à insulina, porque suas células não estão respondendo normalmente aos níveis normais de insulina, seu pâncreas começa a produzir mais e mais insulina para tentar obter o efeito desejado. Os altos níveis de insulina observados com a falta de sensibilidade à insulina podem ser parcialmente responsáveis pelo desequilíbrio hormonal na SOP e pelos sintomas desagradáveis causados por essa condição.
Deficiência de vitamina D e SOPQ
Um estudo analisou a níveis de vitamina D no sangue em um grupo de 206 mulheres diagnosticadas com SOP, conforme publicado na edição de 2009 do "European Journal of Endocrinology". Segundo este estudo, quase três quartos das mulheres com SOP têm uma deficiência de vitamina D. Os níveis de vitamina D foram encontrados para ser o mais baixo nas mulheres com complicações mais graves associadas à SOP, como a resistência à insulina.
Suplementação de vitamina D
Um estudo mostrando baixos níveis de vitamina D em mulheres com SOP simplesmente indica que existe uma associação, mas não permite que os pesquisadores concluam se a deficiência de vitamina D levou à SOP ou o contrário. Estudos de intervenção são necessários para estabelecer o papel do status da vitamina D na SOP. Um estudo mostrou que a suplementação de vitamina D para aumentar os níveis de vitamina D em mulheres com SOP foi associada à diminuição da resistência à insulina, conforme publicado na edição de abril de 2010 do "Journal of Endocrinological Investigation". No entanto, este estudo foi pequeno e de curta duração; mais dados são necessários antes de concluir se os níveis mais elevados de vitamina D podem beneficiar as mulheres com SOP.
Corrigir a deficiência de vitamina D
Um simples exame de sangue pode ajudar a identificar se você é deficiente em vitamina D. Se for o caso, tomar suplementação de vitamina D, como recomendado pelo seu médico, para trazer seus níveis de 25-hidroxivitamina D dentro da faixa ideal é uma coisa sensata a se fazer, considerando os muitos benefícios de saúde fornecidos por esta vitamina essencial D. de vitamina D na SOP ainda não está claro, sua saúde geral se beneficiará de níveis ótimos de vitamina D. Ao suplementar com vitamina D, monitore seus sintomas de SOP para ver se eles são influenciados por seus níveis de vitamina D.
, , ] ]