O heptatlo e o decatlo são eventos combinados de pista e campo que exigem uma ampla gama de habilidades. As duas competições, ambas disputadas nas Olimpíadas, incluem várias disciplinas de atletismo, e alguns dos maiores nomes da história do atletismo incluem os campeões do heptatlo e do decatlo. Embora o heptatlo e o decatlo compartilhem alguns eventos, existem diferenças importantes, tanto em quem realiza as competições quanto no número de eventos que os compõem.
Heptatlon
O heptatlo consiste em sete eventos e é um padrão parte de competições de atletismo indoor masculino e feminino, mas apenas mulheres competem no heptatlo ao ar livre e no heptatlo nas Olimpíadas. Os eventos de pista indoor masculinos geralmente incluem o heptatlo. Para as mulheres, o heptatlo é composto pelos obstáculos de 100 m, salto em distância, arremesso de dardo, 200 m, salto em altura, 800 me arremesso de peso. Para competições internas masculinas, o heptatlo consiste em 60 m, 1.000 m, arremesso de peso, 60 m com barreiras, salto em altura, salto em distância e salto com vara.
Decathlon |
O decatlo é uma combinação de 10 disciplinas. evento de pista e campo que é principalmente um evento masculino. Um decatlo é às vezes realizado em eventos de atletismo feminino, mas não em grandes competições internacionais, como as Olimpíadas. Os eventos no decatlo masculino incluem 100 m, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 m, barreiras de 110 m, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e 1.500 m. O decatlo feminino inclui os mesmos eventos.
Agendamento e pontuação
Tanto o heptatlo quanto o decatlo são mantidos durante dois dias e um descanso de meia hora normalmente é oferecido entre o final de um evento no início de outro. , com cinco eventos disputados a cada dia no decatlo e quatro eventos no primeiro dia e três eventos no segundo dia no heptatlo. A pontuação é baseada em uma escala de 8.500 pontos para o decatlo e 7.000 pontos para o heptatlo. A Associação Internacional de Fundações de Atletismo estabelece tabelas de pontuação que atribuem um valor de ponto para um tempo específico em uma corrida ou uma altura ou distância específica em um evento de campo. Por exemplo, nos 1.500 m dos homens, um tempo de 4: 10,37 minutos vale 879 pontos. Um tempo mais rápido vale mais pontos e um tempo mais lento vale menos pontos. Se um atleta posta um tempo ou uma distância que não esteja especificamente na tabela de pontuação, o atleta recebe os pontos para o próximo valor mais lento ou próximo. As tabelas de pontuação são projetadas para garantir que os especialistas em um par de eventos não tenham uma vantagem sobre atletas mais completos.
O decatlo e o heptatlo devem sua existência ao pentatlo de cinco eventos nos Jogos Olímpicos da Grécia antiga. Com o advento dos Jogos Olímpicos modernos, os eventos de atletismo foram alterados e o decatlo de 10 eventos surgiu como um evento de destaque. Quando o americano Jim Thorpe venceu o decatlo nas Olimpíadas de 1912 na Suécia, o rei Gustavo V declarou Thorpe "o maior atleta do mundo", um título que desde então se manteve no vencedor do decatlo olímpico. Outros medalhistas de ouro de decatlo ao longo dos anos incluem os americanos Bob Mathias, que ganhou duas vezes, Rafer Johnson e Bruce Jenner. A busca por um evento combinado feminino, uma vez que as mulheres foram admitidas nas Olimpíadas, levou ao heptatlo. Entre os maiores de todos os tempos estão a americana Jackie Joyner-Kersee e Carolina Kluft, da Suécia.