Uma bexiga colapsada, mais comumente referida como bexiga caída ou cistocele, é uma condição médica feminina que ocorre quando a bexiga cai anormalmente na vagina. Pode ocorrer na menopausa, como resultado de baixos níveis de estrogênio, um hormônio que ajuda a manter fortes músculos vaginais e da bexiga, ou pode ocorrer como resultado de esforço muscular durante o parto ou de trabalho pesado. As mulheres que desenvolvem sintomas de bexiga colapsados devem entrar em contato com um médico para avaliação e atendimento.
Fuga de urina
Em mulheres saudáveis, os músculos da parede da bexiga são fortes e garantem que a urina permaneça dentro da bexiga até a mulher urina voluntariamente. Uma mulher com uma bexiga colapsada tem músculos da bexiga que são incapazes de manter a urina dentro do corpo. Como resultado, os pacientes com essa condição podem experimentar um vazamento involuntário de leve a moderado durante atividades que causam a contração da região pélvica, como tossir, rir ou espirrar. Estes sintomas de uma bexiga colapsada podem ser embaraçosos para as mulheres e podem piorar se o tratamento não for recebido.
Dificuldade em urinar
Os músculos dentro da parede da bexiga ajudam a empurrar a urina para fora do corpo para garantir que a bexiga é completamente esvaziado durante a micção. As mulheres com uma bexiga colapsada têm músculos da bexiga fracos, que interferem com o processo normal de esvaziamento da bexiga. Os pacientes podem experimentar dificuldade em urinar como um sintoma desta condição e podem ser incapazes de esvaziar completamente a bexiga de urina. Isso pode fazer com que as mulheres afetadas experimentem um desejo de urinar mais frequentemente do que o normal.
Infecções recorrentes da bexiga
Se a bexiga não for completamente esvaziada regularmente, a urina que permanece dentro da bexiga pode aumentar a risco de desenvolver uma infecção. Infecções recorrentes da bexiga são comuns entre as mulheres que têm uma bexiga colabada, explicam os profissionais médicos do Langone Medical Center, em Nova York. Infecções da bexiga podem ser desconfortáveis, e normalmente resultam em um desejo freqüente de urinar em conjunto com sensações de ardor ou dor durante a micção. Se não tratada, uma infecção da bexiga pode se espalhar para os rins - uma condição grave chamada pielonefrite.
Pressão pélvica ou desconforto Quando a bexiga entra na vagina, as mulheres afetadas podem sentir sensações anormais de dor ou pressão dentro da região pélvica, explique os funcionários de saúde do Centro Médico da Universidade de Illinois, em Chicago. A bexiga severamente colapsada pode se projetar da vagina, o que pode ser tanto perturbador quanto desconfortável. Uma mulher que tenha pressão pélvica freqüente ou constante ou desconforto deve entrar em contato com um médico, pois esses sintomas podem ser indicativos de infecções alternativas.
Dor durante relações sexuais
Sensações de dor podem surgir durante a relação sexual em mulheres que tem uma bexiga colapsada. Esta condição médica faz com que a bexiga se projete anormalmente na vagina, o que pode causar desconforto quando o pênis é inserido na vagina. Mulheres que experimentam dor durante a relação sexual devem entrar em contato com um médico para avaliação e atendimento.