HPV significa papilomavírus humano. É uma infecção que pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra, inclusive através do contato sexual. Homens e mulheres são capazes de obter o papilomavírus humano e podem se disseminar como resultado do sexo vaginal, anal e oral. De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, aproximadamente três em cada quatro pessoas desenvolvem uma infecção por HPV genital em algum momento. Uma infecção por HPV pode causar verrugas genitais, verrugas anais e, em mulheres, displasia cervical - uma condição que leva a um risco elevado de desenvolver câncer do colo do útero. Embora o HPV possa ser detectado em homens, não há teste aprovado pela FDA para diagnosticar uma infecção por HPV em homens.
Imunologia - Embora os sintomas de uma infecção por HPV - incluindo verrugas genitais - possam desaparecer tempo, nem homens nem mulheres são capazes de livrar completamente seus corpos do papilomavírus humano. Isso ocorre porque o vírus é capaz de ficar "adormecido" dentro das células do corpo. Quando o vírus está dormente, ele está essencialmente escondido do sistema imunológico do corpo. Quando o vírus está inativo, não pode ser detectado e eliminado pelo organismo. Conseqüentemente, embora o sistema imunológico possa se defender de uma infecção "ativa" (quando o vírus está se dividindo ativamente), o vírus pode sobreviver no corpo por anos via dormência. Como resultado, mesmo quando os homens não estão apresentando sintomas de uma infecção pelo HPV, o vírus pode permanecer dentro do corpo.
Tratamentos
Em geral, os únicos tratamentos contra o HPV são os sintomas de uma infecção. Isso pode incluir vários tratamentos para se livrar de verrugas genitais ou anais (que incluem cremes, cirurgia e matar as verrugas, congelando-os). Caso contrário, há também uma vacina para o HPV que está disponível comercialmente.