Inclua alimentos probióticos em sua dieta. Alimentos probióticos incluem iogurte, queijo, chucrute, leitelho e leite de soja. Algumas empresas de alimentos adicionam bactérias amigáveis aos seus produtos, como barras nutricionais, cereais e sucos de frutas. Compre produtos alimentícios que contenham culturas ativas vivas, geralmente rotuladas como tal na embalagem do produto.
Consuma alimentos pré-bióticos. Os alimentos pré-bióticos podem não conter bactérias saudáveis, mas ajudam os alimentos probióticos a funcionarem. Alguns dos alimentos pré-bióticos são mel, alho, cevada, linho, legumes, trigo e banana. A Clínica Mayo sugere tomar 3 a 8 gramas de alimentos pré-bióticos por dia, embora não haja diretrizes específicas estabelecidas para a ingestão diária de prebióticos.
Tome um suplemento probiótico na forma de uma cápsula ou comprimido, disponível no balcão. A Universidade de Maryland Medical Center, ou UMMC, recomenda tomar uma cápsula probiótica ou comprimido que contém 1 a 2 bilhões de culturas vivas a cada dia até que a infecção por fungos apareça.
Como alternativa, tome probióticos em pó. Combine ¼ colher de chá. de poder probiótico e 8 oz. de água em um copo. Mexer para misturar e usar como enxaguatório bucal para aftas, uma infecção por levedura oral.
Inserir uma cápsula probiótica na vagina uma vez por dia para tratar infecções fúngicas vaginais. Algumas mulheres encontram alívio do desconforto usando cápsulas na vagina, mas o Hospital Infantil da Universidade Estadual da Pensilvânia afirma que esse método requer mais estudos para comprovar sua eficácia no tratamento de infecções vaginais.
Dica
Evite comer alimentos açucarados enquanto você toma probióticos, pelo menos até sua infecção de levedura esclarece. Levedura se alimentam de açúcar e açúcar pode causar crescimento de levedura.
Advertências
Probióticos podem causar efeitos colaterais como gases e diarréia. Estes sintomas devem desaparecer com o uso continuado. Pessoas com sistema imunológico fraco podem não tolerar bem os probióticos.
Sempre fale com seu médico antes de usar probióticos. Uma infecção por fungos pode ser um sinal de uma condição médica mais séria, como uma doença sexualmente transmissível.