Infecção pélvica
Infecção do útero ou tubos uterinos raramente resulta de biópsia endometrial. Os sintomas que sugerem infecção incluem corrimento vaginal fétido, febre, calafrios e dor abdominal baixa intensa. Se isso ocorrer, o paciente precisará de antibióticos e um médico deverá ser contatado.
Perfuração
Em raras ocasiões, o dispositivo de biópsia pode perfurar a parede do útero, criando um pequeno orifício no órgão, de acordo Médico da Família Americana. Se isso acontecer, o procedimento será descontinuado. A paciente pode sentir um pouco de dor nas próximas 24 horas, mas deve poder voltar às atividades normais no dia seguinte. Muito raramente, ela pode sentir dor excessiva, febre ou sinais de perda de sangue, o que deve ser relatado ao seu médico. O buraco normalmente cura dentro de algumas semanas, após o que o procedimento pode ser repetido. A perfuração uterina é incomum, mas é mais provável que ocorra se uma mulher tiver tido um bebê recentemente ou se a abertura uterina for mais restrita do que o normal.
Danos na Gravidez
Porque envolve mexer no útero, biópsia endometrial pode danificar uma gravidez existente. Por esse motivo, se uma mulher suspeitar que está grávida, ela deve alertar seu médico e perguntar sobre formas alternativas de avaliação. Para garantir que o paciente não esteja grávido, muitos médicos administram um teste de gravidez antes de realizar uma biópsia endometrial.
, , ] ]