O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção altamente transmissível que se espalha através do contato próximo com alguém que tem o vírus ativo. A equipe da Mayo Clinic diz que o HPV é um precursor do câncer do colo do útero e do câncer anal. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que quase todo o câncer do colo do útero é causado pelo HPV, com cerca de 9.000 casos anuais nos Estados Unidos. O HPV também causa certos tipos de câncer da vulva, vagina, pênis, ânus e alguns tipos de câncer em áreas da cabeça e do pescoço. O CDC diz que cerca de 80% de todas as mulheres sexualmente ativas têm HPV aos 50 anos, geralmente sem sintomas ou sabendo que o têm. É difícil confirmar pessoas famosas que tenham sido infectadas com o HPV, a menos que tenham admitido abertamente o problema e apoiem uma vacina contra o vírus HPV, que é um precursor do câncer do colo do útero. Outros conhecidos por terem sido infectados com o HPV incluem aqueles que morreram como resultado de câncer relacionado ao HPV.
Marissa Jaret Winokur
Marissa Jaret Winokur ganhou um Tony em 2003 por sua interpretação de Tracy Turnblad no Peça da Broadway “Hairspray”, depois de uma histerectomia radical em 2000 para tratar o câncer cervical. Ela se recuperou completamente e apareceu em várias sitcoms de televisão, bem como na sexta temporada de "Dancing With the Stars" da TV.
Jade Goody
A estrela da reality show britânica Jade Goody morreu de câncer cervical em 22 de março 2009. O câncer do colo do útero tem o precursor do HPV, segundo a equipe da Mayo Clinic. Goody fez com que ela falecesse publicamente com a documentação da mídia sobre sua saúde debilitada, assim como Fawcett.
Sandi Thom
Em uma notícia no Aberdeen, Escócia, Press e Journal em agosto de 2008, a cantora e compositora escocesa Sandi Thom disse: "Quando eu tinha 19 anos, tive um susto de câncer e tive que fazer uma cirurgia a laser no colo do útero para remover células anormais". A cantora, que assinou um contrato de gravação da RCA depois de fazer seus webcasts, prosseguiu. para promover as vacinas contra o HPV para que “as outras meninas não tenham que passar por isso e agora estarão mais protegidas contra o risco de câncer do colo do útero”. Evita Peron - Evita Peron, a segunda esposa da Argentina líder Juan Peron, morreu em 1952 de câncer cervical em seus 30 anos. A primeira esposa de Peron morreu de câncer do colo do útero aos 28 anos e a mãe de Eva morreu da doença aos 77 anos.