NuvaRing é um anel vaginal de controle de natalidade. De acordo com a Planned Parenthood, o NuvaRing previne a gravidez ao secretar estrogênio e progesterona, os mesmos hormônios usados em muitos contraceptivos orais. O anel é usado todo mês e permanece na vagina por três semanas. Após uma semana sem toque, um novo anel é inserido. NuvaRing é conveniente, mas tem efeitos colaterais potenciais.
Ternura da mama
A ternura da mama é um efeito colateral comum da maioria dos contraceptivos, devido ao estrogênio e progestina liberados pela medicação, e é um dos os três principais efeitos colaterais relatados por mulheres que usam o NuvaRing. No entanto, em abril de 2008, um estudo em Therapeutics and Risk Management relatou que a sensibilidade mamária entre os usuários de NuvaRing tende a ser menor do que entre as mulheres que usam contraceptivos orais. Outro efeito colateral comum de muitos hormônios os anticoncepcionais estão manchando ou sangrando entre os períodos. A Planned Parenthood relaciona os períodos entre os períodos como outro dos três principais efeitos colaterais relatados pelos usuários do NuvaRing. No entanto, a Planned Parenthood também relata que, na maioria dos casos, a detecção desaparece após alguns meses de uso contínuo.
Náusea
O último dos três efeitos colaterais mais comumente relatados do NuvaRing é a náusea. A Planned Parenthood relata que as náuseas e vômitos associados ao uso de NuvaRing geralmente desaparecem após os primeiros dois a três meses. O estudo em Therapeutics and Risk Management relata que náusea associada a NuvaRing não é tão grave como a associada a outros contraceptivos hormonais para mulheres.
Descarga Vaginal
Algumas mulheres que usam NuvaRing relatam alterações no corrimento vaginal. Therapeutics and Risk Management relata que a incidência de desconforto vaginal e aumento da alta é maior em mulheres que usam NuvaRing em relação àquelas que usam contraceptivos orais. Isto é possivelmente porque o anel está situado na própria vagina. Paternidade planejada relata que o aumento do corrimento vaginal, ao contrário de muitos outros efeitos colaterais comuns, tende a ser um efeito colateral de longa duração de NuvaRing.
Ganho de peso
A maioria dos contraceptivos hormonais tem o potencial de causar algum peso ganho. Este é listado como outro dos efeitos colaterais mais comuns do NuvaRing. Um estudo publicado na edição de junho de 2007 da revista Contraception relatou que o ganho de peso em usuários do NuvaRing é quase o mesmo que o de mulheres que usaram contraceptivos orais. No entanto, o estudo em Terapêutica e Gestão de Risco relatou um ganho de peso ligeiramente maior em mulheres usando NuvaRing. A maioria das mulheres em ambos os estudos, incluindo aquelas em outros contraceptivos hormonais, perderam o peso ganho após um curto período de tempo.
Coágulos de sangue
Um efeito colateral mais grave de qualquer contraceptivo hormonal contendo estrogênio, incluindo NuvaRing, é um risco aumentado de problemas vasculares. De acordo com a Planned Parenthood, esses problemas não são comuns. No entanto, eles são muito sérios. Os efeitos colaterais vasculares do uso de NuvaRing incluem um risco maior de desenvolver coágulos sanguíneos ou ter um ataque cardíaco e /ou derrame. Quaisquer sintomas potenciais dessas complicações devem receber atenção médica imediata.