Existem muitas razões pelas quais uma mulher pode precisar de uma cesariana, seja ela planejada ou não. Independentemente do motivo da cirurgia, uma cesariana requer uma recuperação diferente do parto vaginal regular. Compreender a importância de manter os músculos do estômago seguros depois de uma cesariana pode ajudar na recuperação.
Tipos de incisões
As cesarianas geralmente são realizadas de duas maneiras, dependendo das necessidades da mãe e da mulher. bebê. A maioria das cesarianas é realizada com uma incisão na linha do biquíni, que é um corte horizontal baixo logo acima do osso púbico. No entanto, em alguns casos, o médico pode optar por realizar uma incisão vertical. De acordo com a Mayo Clinic, uma incisão vertical pode ser necessária se o parto for urgente ou se outras complicações exigirem uma abordagem diferente para acessar o bebê. Um corte vertical em cesariana se estende por longas distâncias, desde o umbigo até o osso púbico. Em ambos os casos, a pele do abdome é cortada e os músculos abdominais são afastados para expor o útero.
Considerações durante a recuperação
Após uma cesariana, independentemente do estilo da incisão, o útero e o abdome são costurados ou grampeados. Mesmo que eles sejam mantidos no lugar, a mãe é solicitada a não usar ou forçar seus abdominais durante a recuperação. Ao sair da cama, ela deveria rolar de lado e levantar-se com os braços, em vez de usar os músculos do estômago para se sentar. Além disso, ela deve cobrir o abdômen com um travesseiro sempre que precisar tossir, espirrar ou rir. Essas ações podem fazer com que os músculos do estômago se contraiam repentinamente.
Advertência para o Lar
Depois de uma cesariana, as mulheres são instruídas a não realizar nenhum levantamento pesado ou movimentos bruscos. Essas atividades envolvem os músculos centrais, incluindo a parede abdominal que foi cortada e separada para acessar o bebê. De acordo com a Clínica Mayo, as mulheres não devem levantar nada além do bebê nas primeiras duas semanas após uma cesariana. Além disso, descansando quando não cuidar do bebê pode ajudar a evitar a tensão muscular do estômago, que pode ocorrer durante as tarefas domésticas de rotina. Benefícios da Postura
As mulheres podem encontrar em pé desconfortável imediatamente após a sua cesariana. Além disso, as advertências de tensões musculares abdominais podem ter muitas mulheres desconfiadas de mover-se, ficar de pé e caminhar após a cirurgia. No entanto, MedlinePlus enfatiza a caminhada regular, mesmo no dia da cesariana, para ajudar na recuperação. Além disso, a Clínica Mayo aconselha manter uma boa postura quando sentado ou em pé. Isso pode ajudar a manter o alinhamento dos músculos abdominais, bem como aumentar a circulação necessária para a cicatrização dos músculos do estômago.
Prazo para o Fortalecimento
Após um período de recuperação geral de quatro a seis semanas, uma mulher que teve uma cesariana pode começar um exercício leve. Nesse ponto, o fortalecimento do músculo do estômago pode ser retomado. Exercícios pós-parto podem incluir recondicionamento abdominal graduado, bem como yoga. O condicionamento inicial logo após o parto por cesariana pode ajudar a mulher a recuperar seu corpo pré-gestacional mais rapidamente; no entanto, as mulheres devem evitar exercícios abdominais intensos até serem depuradas pelo obstetra.
, , ] ]