casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Causas da infecção por Gardnerella

A vaginose bacteriana (VB) é a infecção vaginal bacteriana mais comum e a principal causa de corrimento vaginal anormal e odor entre mulheres de 15 a 44 anos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Anteriormente conhecida como vaginite gardnerella, acredita-se que a BV seja iniciada por uma infecção por uma espécie de bactéria chamada Gardnerella vaginalis

(

g. Vaginalis

)

. bactérias normais que habitam a vagina são amplamente substituídas por

G. vaginalis

e outras bactérias relacionadas. Embora a BV seja frequentemente assintomática, pode aumentar o risco de uma mulher adquirir certas doenças sexualmente transmissíveis e o risco de algumas complicações na gravidez. Enquanto BV permanece incompletamente compreendido, certos fatores de risco foram identificados.

Papel de Gardnerella

Bactérias normalmente vivem na vagina, assim como fazem na pele. As bactérias Lactobacillus normalmente predominam na vagina e mantêm o pH em uma faixa saudável. Quando

G. vaginalis

infecta a vagina, ela tende a ultrapassar as bactérias normais, o que permite que outros tipos de bactérias não saudáveis também aumentem para níveis anormais. Isso perturba o equilíbrio bacteriano normal e o pH da vagina, levando à VB e seus sintomas associados.

Fatores de Risco

Atividade Sexual

Qualquer mulher pode desenvolver VB, embora infecção com

G. vaginalis

é raro em mulheres que não são sexualmente ativas. Embora a ligação entre a atividade sexual e a VB permaneça incompletamente compreendida, o risco para a VB aumenta com o tempo de vida da mulher e com o número recente de parceiros sexuais (homens ou mulheres). Engajar-se em sexo com um novo parceiro também parece aumentar o risco de desenvolver BV.

Parceiros sexuais e práticas

BV não é considerado infecção sexualmente transmissível por si só. No entanto, parece que uma mulher com BV pode transmitir a infecção para parceiros sexuais femininos, conforme relatado em dezembro de 2015 em "PLoS One". A passagem potencial de

G. O uso vaginal de homens que abrigam as bactérias para seus parceiros sexuais femininos é menos claro e a pesquisa até o momento tem sido conflitante. No entanto, o uso de preservativo masculino está associado a um risco reduzido de desenvolvimento de BV. O uso de contracepção baseada em hormônio também reduz o risco de BV. Em contraste, o uso de ducha parece aumentar o risco de V /V de uma mulher, possivelmente alterando os níveis de bactérias vaginais normais. O sexo oral receptivo também está associado ao aumento do risco de VB.

Outros fatores de risco

Outros fatores parecem aumentar o risco de uma mulher para

G. vaginalis à infecção e subsequente desenvolvimento de BV - embora os mecanismos sejam incompletamente compreendidos. Esses fatores de risco incluem tabagismo, uso recente de antibióticos e etnia africana. A BV aumenta o risco de uma mulher adquirir HIV, gonorréia, clamídia, herpes genital e doença inflamatória pélvica. A BV também aumenta o risco de complicações na gravidez, incluindo parto prematuro e parto de bebês com baixo peso ao nascer. Portanto, é importante consultar seu médico o mais rápido possível se você suspeitar que tem BV. Os sintomas podem incluir:

Aumento do corrimento vaginal aquoso

Odor do corrimento vaginal ou desagradável (especialmente após a relação sexual desprotegida)

Coceira, ardor ou dor ao redor a abertura vaginal

Queimando com micção

Revisado e revisado por: Tina M. St. John, MD

, , ] ]