Como um homem, seus órgãos reprodutivos incluem seus testículos e seu pênis. Seus testículos produzem espermatozoides e seu pênis permite a micção e a relação sexual. Problemas de saúde que podem afetar seus órgãos reprodutivos incluem a epididimite, ou testículos inflamados, câncer testicular e infertilidade, que afeta um em cada seis casais, de acordo com a American Dietetic Association. Uma dieta nutritiva e balanceada pode ajudar a prevenir ou a controlar essas condições e sua saúde geral.
Grãos integrais
Todos os grãos fornecem glicose, que é a principal fonte de energia do organismo. Ao contrário dos grãos refinados, os grãos integrais não foram desprovidos de conteúdo valioso de vitaminas, minerais, fibras ou proteínas durante o processamento de alimentos. Como alimentos de baixo índice glicêmico, eles causam um leve impacto no açúcar no sangue. Anormalmente alto nível de açúcar no sangue danifica os nervos que controlam o fluxo sanguíneo em seu pênis, segundo Wahida Karmally, diretor de nutrição do Centro Irving de Pesquisa Clínica do Centro Médico da Universidade de Columbia, que aumenta o risco de disfunção erétil. (Veja Referências 2) Os desequilíbrios do açúcar no sangue também aumentam o risco de diabetes tipo 2. Para evitar esses riscos, substitua os alimentos refinados, como pão branco e massa enriquecida, por alimentos integrais, como aveia, arroz integral, quinoa e pipoca.
Proteínas Lean - Proteína suporta o crescimento e reparação de tecido magro e forte função imunológica. Uma dieta rica em alimentos gordurosos, como carnes vermelhas e processadas, pode reduzir os níveis de testosterona, de acordo com "O corpo masculino: um manual do proprietário", de Winston Caine e Perry Garfinkel. Comer muita gordura saturada também aumenta o risco de câncer de próstata. Alternativas magras e ricas em proteínas incluem peixes, aves brancas sem pele, laticínios com baixo teor de gordura, tofu, feijão e lentilhas. Leite com baixo teor de gordura e iogurte são fontes valiosas de vitamina D - um nutriente que ajuda o sistema reprodutivo e o corpo a funcionar bem.
Frutas e Legumes
Frutas e vegetais fornecem quantidades ricas de antioxidantes, incluindo vitamina C , que suportam a capacidade do seu corpo para resistir e curar de infecções e doenças. A falta de vitamina C pode fazer com que seu esperma se agregue, de acordo com a ADA, reduzindo potencialmente sua fertilidade. Também pode reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata, segundo a Universidade Cedar-Sinai. Frutas e legumes particularmente ricos em vitamina C incluem bagas, kiwi, frutas cítricas, melão e tomate.
Alimentos com selênio
Os homens também devem adicionar alimentos com selênio à sua dieta para a saúde reprodutiva. O selênio ativa uma enzima, chamada selenoproteína V, que é encontrada exclusivamente nos testículos e contribui para o desenvolvimento de espermatozóides saudáveis. Castanhas, nozes, arroz integral e camarão contêm selênio, e adicionar frango, porco, salmão ou alabote à sua dieta também aumenta sua ingestão de selênio.