casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Remoção de Mirena e Progesterona

Como mulher, você tem várias opções para controle de natalidade hormonal. Estes incluem pílulas, adesivos, anéis vaginais e dispositivos intra-uterinos, comumente conhecidos como DIUs. Desde a publicação, Mirena é o único DIU aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA para uso nos EUA. Mirena usa uma forma do hormônio progesterona para ajudar a prevenir a gravidez.

Como funciona o controle de natalidade hormonal

Seus ovários produzem os dois hormônios que regulam principalmente seu ciclo menstrual, estrogênio e progesterona. Durante um ciclo normal, os níveis desses dois hormônios aumentam e diminuem ao longo do mês para criar o ambiente necessário para a ovulação e a implantação do embrião se um óvulo for fertilizado. O controle de natalidade hormonal essencialmente engana o corpo a pensar que está grávida, fornecendo um fluxo constante de hormônios em seu corpo, criando um ambiente semelhante ao da gravidez. Essa configuração impede a ovulação. O controle de natalidade hormonal também espessa o muco cervical para impedir a entrada do esperma no útero, e dilui o revestimento do útero para impedir que um óvulo fertilizado se prenda nele.

Mirena é um plástico em forma de T quadro que deve ser devidamente instalado e inserido em seu útero pelo seu médico. Uma vez aplicado, Mirena libera constantemente pequenas quantidades de levonorgestrel, um tipo de progesterona, diretamente em seu útero. Ao contrário da maioria dos outros contraceptivos hormonais, Mirena não contém estrogênio. A Academia Americana de Médicos de Família relata que contraceptivos com apenas progesterona, como o Mirena, causam menos efeitos colaterais. Eles também são uma opção melhor para as mulheres que amamentam, porque a progesterona não interfere com a produção de leite, como o estrogênio faz.

Remoção

Seu Mirena pode permanecer no local por até cinco anos. No entanto, você pode optar por removê-lo mais cedo devido a efeitos colaterais que afetam sua saúde ou qualidade de vida ou seu desejo de engravidar. Como com a sua inserção, Mirena deve ser removido pelo seu médico.

Progesterona após a remoção

Mirena afirma que seus níveis naturais de progesterona e ciclo menstrual devem retornar ao normal dentro de um mês após a remoção. Também informa que sua chance de engravidar nos primeiros 12 meses é de 80%. No entanto, como acontece com outros anticoncepcionais hormonais, seu corpo pode não retornar à produção hormonal e ao ciclo menstrual tão rapidamente quanto o relatado, observa a Academia Americana de Médicos de Família. Você pode experimentar amenorréia, a ausência de menstruação, por vários meses, dificultando a sua capacidade de engravidar.

Considerações

Todas as formas de controle de natalidade hormonais carregam alguns riscos que variam de leve a grave. Somente você e seu médico podem escolher o método que melhor se adapta ao seu histórico de saúde e estilo de vida. Sempre consulte seu médico antes de iniciar um novo regime de controle de natalidade.