Uma retocele ocorre quando o reto incha na vagina. Uma fina parede de tecido, chamada de fáscia, separa o reto da vagina. Quando esse tecido está enfraquecido - o que geralmente acontece durante a gravidez e o parto - o reto pode se projetar para a vagina. Um retocelo pode dificultar a evacuação intestinal de uma mulher. Também pode causar uma frouxidão na vagina que pode afetar negativamente as relações sexuais. Os exercícios podem ajudar a aliviar ou corrigir este problema.
Contrate os músculos da região da virilha, como se estivesse tentando parar a urina. Mantenha esses músculos contraídos por cerca de 10 segundos. Em seguida, relaxe os músculos por 10 segundos. Faça este exercício - chamado de Kegel - 10 a 15 vezes por dia para fortalecer os músculos vaginais.
Insira um peso em forma de cone na vagina e use seus músculos para segurá-lo lá. O cone vaginal, semelhante a um tampão, aumenta a força dos músculos vaginais. Segure o cone vaginal no lugar por cerca de 10 minutos.
Deite-se de costas com os pés estendidos. Deixe uma perna no chão e levante a outra perna do chão. Se você puder apontar a perna para cima, coloque-a nessa posição e abaixe-a lentamente. Então faça o mesmo exercício com a outra perna. Faça isso 10 vezes com cada perna para fortalecer os músculos vaginais.
Consulte o seu médico se sentir o reto se contraindo na vagina. Isso geralmente não é uma condição dolorosa, mas pode ser desconfortável. Uma pequena protuberância geralmente pode ser tratada com exercícios. No entanto, uma protuberância maior pode exigir cirurgia, observa "Um guia da mulher para recuperar o controle da bexiga".