Se você está tentando conceber e ter um bebê, provavelmente já ouviu falar muito sobre nutrição e fertilidade. Suplementos dietéticos podem servir como uma fonte secundária de nutrientes necessários para qualquer pessoa, mas a melhor maneira de garantir que seu corpo receba o que precisa é através dos alimentos que você come. Se você for tomar suplementos e quiser engravidar, alguns nutrientes são essenciais e outros podem ou não ser úteis. Praticamente nenhum nutriente individual foi definitivamente ligado ao benefício de aumentar os níveis de fertilidade, mas há alguns que têm pesquisadores curiosos.
Antioxidantes
De acordo com a American Dietetic Association, antioxidantes podem ajudar a prevenir e reparar células danos, para que possam ter um impacto sobre a qualidade do seu óvulo ou espermatozóides. Vitaminas C e E e selênio, um mineral, são exemplos de antioxidantes que você pode encontrar em muitos alimentos. Suplementar com alguns nutrientes, porém, deve ser feito com cuidado. As vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, podem acumular-se no organismo e causar sérios problemas médicos em você ou no feto, portanto, você deve consultar seu médico ou um nutricionista sobre o quantidades mais seguras a tomar.
CoQ10
Coenzima Q10, às vezes também chamado de ubiquinona ou CoQ10, é um antioxidante lipossolúvel feito pelo corpo humano. Ela ajuda as mitocôndrias das células a produzir energia e sabe-se que seus níveis diminuem à medida que a pessoa envelhece. Pesquisadores da Itália concluíram que os suplementos orais de CoQ10 aumentaram a quantidade da substância no sêmen e melhoraram o movimento dos espermatozóides.
Zinco
Mulheres e homens podem se beneficiar da adição de mais mineral zinco à sua dieta. Em um estudo com camundongos publicado em 2010, o zinco foi considerado chave para o desenvolvimento final das células-ovo. E a American Dietetic Association diz que a deficiência de zinco - junto com a falta de vitamina C - nos homens pode fazer com que os espermatozóides se movam muito mal para resultar na concepção.
L-Carnitina
O aminoácido chamado A L-Carnitina, ou simplesmente carnitina, é produzida pelo seu corpo com o propósito de ajudar a transformar a gordura em energia utilizável. A Universidade de Maryland Medical Center diz que os espermatozóides são um dos locais onde o corpo armazena carnitina e que os baixos níveis de aminoácidos podem impactar negativamente a contagem de espermatozóides e mobilidade.
Necessário, mas não para a fertilidade