casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

4 maneiras de curar naturalmente a vaginose bacteriana

A vagina saudável contém uma abundância de "boas bactérias" ou flora normal. A flora normal ajuda a evitar o crescimento excessivo de organismos causadores de doenças, incluindo bactérias. Vaginose bacteriana, ou BV, é uma condição comum em que as bactérias vaginais estão fora de equilíbrio. Na BV, a flora normal é reduzida e outras bactérias aumentam dramaticamente, levando a sintomas de corrimento vaginal, irritação ou odor. BV é uma razão comum para visitar um ginecologista, e é frequentemente tratada com antibióticos. No entanto, muitas mulheres preferem remédios alternativos ou naturais, como probióticos, tratamentos botânicos e medidas preventivas. Restaurando o equilíbrio bacteriano - A idéia por trás da terapia probiótica é usar microorganismos vivos para prevenir doenças ou restaurar a saúde. Lactobacillus é o tipo mais importante de bactérias na flora normal. O lactobacilo pode ser administrado por via oral - em cápsulas ou como ingrediente de iogurte - ou aplicado diretamente na vagina. De acordo com um artigo publicado na edição de maio de 2003 do "Obstetrical and Gynecological Survey", vários pequenos estudos randomizados mostraram que a terapia com Lactobacillus reduz os episódios de VB.

O óleo da árvore do chá?

O óleo da árvore do chá é derivado das folhas da árvore do chá. Ele contém uma classe de substâncias químicas chamadas terpenos que atuam contra bactérias e leveduras em estudos de laboratório. Um potencial benefício dessa abordagem para o BV é que o Lactobacillus é relativamente resistente aos terpenos. Óleo de tea tree é eficaz contra muitos tipos de bactérias in vitro e é frequentemente recomendado para BV. De acordo com o Physician's Desk Reference para Herbal Medicines, no entanto, há pouca documentação sobre a eficácia desta abordagem, e os riscos incluem reação alérgica. O óleo da árvore do chá é dado em cápsulas que são inseridas diretamente na vagina. O alho é conhecido como um antibiótico natural. Seu ingrediente ativo, alicina, é eficaz contra muitos tipos de bactérias em estudos de laboratório. O efeito antibacteriano é mais alto quando o alho é esmagado, e mais baixo se o alho é seco ou em pó ou o óleo é extraído.

O Physician's Desk Reference for Herbal Medicine não inclui o tratamento da BV entre os usos reconhecidos do alho

Prevenção

Muitas práticas comuns, como limpeza vaginal, ducha e uso de lubrificantes, podem perturbar o equilíbrio de bactérias saudáveis ​​na vagina, levando ao crescimento excessivo de outras espécies e ao desenvolvimento de VB. Douching, em particular, é um fator de risco conhecido para BV. O risco de BV pode ser reduzido, evitando práticas que perturbam a flora normal da vagina.

Advertências e Precauções

Os tratamentos naturais podem ter efeitos colaterais. O tratamento com Lactobacillus geralmente não tem efeitos colaterais, embora algumas pessoas possam sentir gases leves ou inchaço. Estudos probióticos podem ser difíceis de interpretar. Algumas cepas de Lactobacillus podem ser mais úteis para a BV do que outras. Além dos probióticos contendo Lactobacillus, nenhum tratamento natural de BV foi estudado em ensaios clínicos para determinar eficácia, dosagem adequada ou segurança. Reações alérgicas podem ocorrer após o uso de óleo de melaleuca ou alho, e interações com outros medicamentos são possíveis. Converse com seu médico sobre quais remédios naturais podem ser adequados para você.