Herbicidas são usados para matar ervas daninhas e outras plantas indesejáveis. Existem muitos tipos diferentes de herbicidas, todos os quais podem ser perigosos para os seres humanos ou para o meio ambiente, se usados de forma irresponsável. O paraquat, a atrazina e o agente laranja estão entre os herbicidas mais conhecidos, mas existem muitos outros. Os herbicidas podem causar danos por envenenamento agudo ou exposição cumulativa a longo prazo, com efeitos colaterais variando de leves a mortais. Compreender os efeitos colaterais dos herbicidas pode ajudar a evitar danos desnecessários se você estiver exposto a essas substâncias.
Danos Respiratórios
Quando inalados, muitos herbicidas podem causar sérios danos e irritação ao trato respiratório. O nariz, garganta, pulmões e seios podem ser afetados, causando sintomas temporários ou danos estruturais permanentes. De acordo com o Medline Plus, o paraquat - um herbicida tóxico aplicado a cultivos de drogas ilegais nas décadas de 1970 e 1980 - pode causar hemorragias nasais, queimaduras na garganta e síndrome do desconforto respiratório agudo. Em casos graves, pode até causar orifícios no esôfago ou levar à fibrose pulmonar, uma doença pulmonar permanente.
A gravidade dos sintomas respiratórios causados pelo paraquat depende em grande parte do tempo e da quantidade de exposição. A ingestão de paraquat, mesmo em pequenas quantidades, geralmente leva à morte, de acordo com o Medline Plus.
Câncer
Embora possa ser difícil determinar a verdadeira causa do câncer na maioria dos casos, certos herbicidas têm sido associados a um risco aumentado de câncer em humanos. O agente laranja - um desfolhante usado na guerra do Vietnã - está entre os herbicidas mais notórios da história, sendo implicado como uma possível causa de defeitos congênitos, câncer e uma série de outros problemas de saúde.
Um estudo de Sagar Shah e colaboradores apresentados na edição de 6 de março de 2009 da BJU International afirmam que as dioxinas contidas no Agente Laranja podem aumentar o risco de desenvolver um tipo de câncer de próstata que é mais virulento e mais difícil de tratar do que muitas outras formas da doença.> Defeitos congênitos
Alguns herbicidas podem aumentar o risco de defeitos congênitos em crianças não-nascidas. Assim como no câncer, defeitos congênitos específicos podem ser difíceis de vincular a herbicidas. De acordo com a BBC News, bebês expostos ao agente laranja no útero têm três vezes mais chances de sofrer de retardo mental, fissura de palato e outros defeitos congênitos, como a presença de dedos ou dedos dos pés extras. br>
Embora a maioria dos herbicidas não seja considerada perigosa para os animais, todos apresentam um risco potencial de causar efeitos ambientais adversos. Ao alterar a disponibilidade de locais de nidificação e interromper a fonte de alimento de um animal, os herbicidas podem dificultar a sobrevivência de algumas espécies de pássaros, insetos e outras criaturas.
A ameaça e a extinção de espécies estão entre os maiores riscos do herbicida uso, embora sejam geralmente associados a um uso extensivo por um longo tempo.