A poluição do solo ocorre quando o solo contém substâncias químicas tóxicas ou perigosas para os seres humanos e outros seres vivos. Os produtos químicos podem ser estranhos à área, ou podem ser materiais naturais que poluem o solo por estarem presentes em quantidades perigosamente altas. A poluição do solo pode ter vários efeitos nocivos na saúde humana. Os efeitos nocivos da poluição do solo podem advir do contato direto com o solo poluído ou do contato com outros recursos, como a água, que entram em contato direto com o solo poluído.
Danos em órgãos
A presença de metais pesados no solo em quantidades tóxicas podem causar danos irreversíveis ao desenvolvimento em crianças, de acordo com o site Tropical Rainforest Animals. Embora o chumbo e o mercúrio possam ser encontrados naturalmente no solo, altas concentrações de metal podem causar danos aos cérebros em desenvolvimento de crianças pequenas, o que, por sua vez, pode levar a problemas neurológicos. Os seres humanos de qualquer idade também podem sofrer danos nos rins ou no fígado pela exposição excessiva ao mercúrio no solo.
Bioacumulação
O solo que não está significativamente poluído ainda pode prejudicar os seres humanos indiretamente, de acordo com os problemas de poluição. Uma maneira pela qual a poluição do solo pode prejudicar os seres humanos é por bioacumulação. Plantas que são cultivadas em solo levemente poluído absorvem continuamente moléculas dos poluentes. Como as plantas não podem se livrar dessas moléculas, elas se acumulam na planta, causando maiores quantidades de poluição na planta do que no solo. Os animais que comem muitas dessas plantas poluídas assumem toda a poluição que essas plantas acumularam. Os animais maiores que comem os animais que se alimentam de plantas assumem toda a poluição dos animais que comem. Os seres humanos que comem plantas ou animais que acumularam grandes quantidades de poluentes do solo podem ser envenenados, mesmo que o solo não contenha poluição suficiente para prejudicar a saúde humana.
Câncer
Muitos poluentes comuns do solo são carcinogênicos, ou causar câncer. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, os seres humanos que estão expostos a esses poluentes são muito mais propensos a desenvolver câncer do que os seres humanos que não estão expostos a eles. Por exemplo, a exposição regular ao benzeno é conhecida por causar leucemia em crianças e adultos. A exposição aos bifenilos policlorados (PCBs) está ligada ao câncer de fígado.
Perdas econômicas
Além de pôr em risco a saúde humana, a poluição do solo também pode causar danos econômicos. Por exemplo, em algumas partes da China, o solo que é poluído com metais pesados é usado para cultivar grãos. O grão cultivado nesses solos é freqüentemente poluído com metais pesados. Segundo o China Dialogue, estima-se que 12 milhões de toneladas de grãos poluídos sejam descartados a cada ano, custando aos agricultores chineses até 20 bilhões de yuans, ou cerca de US $ 2,57 bilhões nos EUA. , , ] ]