Embora os endoscópios são muito mais avançados hoje em dia, um endoscópio rudimentar foi encontrado nas ruínas de Pompéia . O antecessor moderna para o endoscópio foi criado por Philip Bozzini em 1805. Lichtleiter de Bozzini habilitado observações do trato urinário , faringe e reto. No entanto, a indústria médica era cético em relação ao Lichtleiter , ea invenção nunca ganhou tração. Em 1853, o primeiro endoscópio adequado foi inventado pela francesa Antoine Desormeaux . No entanto, não foi até 1868 que um médico alemão chamado Adolph Kussmaul testou o endoscópio em um ser humano vivo. Desde então, o endoscópio foi aperfeiçoada a partir de um dispositivo de metal curto e desajeitado para um mecanismo flexível que poderia perscrutar os recessos mais profundos do corpo humano.
Tipos
como a tecnologia desenvolvida, endoscópios tornou-se mais confiável e versátil. Um dos mais utilizados é o gastrocamera endoscópios . Gastrocâmaras são usados para examinar o trato gastrointestinal e tela para tudo, de câncer de cólon a problemas no esôfago . Ao longo dos anos , o gastrocamera fez grandes saltos nas técnicas de imagem que utiliza . Inicialmente, gastrocams ainda levou imagens. Essa tecnologia melhorada com o uso de ultra-som, vídeo e agora em grande escala endoscópios HDTV imaging.Other incluem artroscópios ( para olhar articulações) , broncoscópios (para olhar para os pulmões ) , citoscópios (para olhar para dentro da bexiga) e laparoscopes (para olhando para os ovários e outros órgãos abdominais ) .
Parts
O endoscópio básica é feita de um tubo longo e flexível . Uma extremidade é equipada com uma pequena câmara que é inserido numa cavidade do corpo , e a outra extremidade possui uma parte do olho , para os médicos para examinar as partes do corpo em questão . Construído na endoscópio é um canal que brilha a luz . Endoscópios também têm mecanismos que permitem que o ar ou fluidos para ser bombeado para o corpo para ajudar no processo de observação.
Aplicações Comuns
A aplicação mais comum de um endoscópio é a colonoscopia . Colonoscopias são considerados o padrão ouro para o rastreio do cancro colo-rectal. Os médicos recomendam que homens e mulheres com mais de 50 anos de idade submetidos a colonoscopias a cada cinco a 10 anos . Os endoscópios utilizados em colonoscopias ainda têm dispositivos que podem remover pequenos pólipos (tumores pré- cancerosos) dos intestines.Endoscopes também são usados para ajudar a diagnosticar doenças pulmonares , problemas de apêndice, condições de ovário , problemas articulares , problemas do aparelho digestivo alto e as condições da bexiga.
riscos
a maioria dos procedimentos endoscópicos são considerados de baixo risco. No entanto , podem ocorrer complicações . O risco é mais grave rasgue ou seja perfurado de vários tecidos e órgãos com o endoscópio . Felizmente , a perfuração deste tipo é extremamente rara. No entanto , o risco de perfuração ou de outras complicações aumenta se o endoscópio é utilizado para remover pequenos pólipos durante o procedimento . Outros riscos graves incluem hemorragia e infecção.
Limitações
Embora os endoscópios são a melhor maneira para triagem de certos tipos de câncer e outras condições , eles não são dispositivos mágicos que pode diagnosticar problemas. Todos os endoscópios são apenas tão bom quanto o médico interpretação dos resultados . Os médicos que sabem ler resultados bem pode fazer grande uso do endoscópio . No entanto, se um médico é descuidado ou executa a endoscopia muito rapidamente , as condições podem ser desperdiçada. Para ser seguro, olhar para as credenciais de um médico antes de concordar com uma endoscopia . Embora muitos clínicos gerais são totalmente capazes de realizar endoscopias básicos , você é muito melhor visitar um especialista, se o seu orçamento permite para ela.