Uma urografia excretora é um exame o médico pode realizar a fim de descobrir o tamanho eo posicionamento dos rins e da bexiga , bem como verificar os ureteres, os cálices e da pelve para anormalidades anatômicas . Um corante , ou o meio de contraste , é injectada no corpo . Os raios X são tomados para mapear o progresso do corante através do tracto urinário , permitindo que o médico veja o sistema urinário e procurar problemas . Uma urografia excretora muitas vezes pode ser realizada como um procedimento ambulatorial. Ela pode ser realizada em adultos e crianças.
Preparação
Para obter imagens de melhor qualidade da urografia excretora , o médico pode dar um laxante para um paciente que está constipado. Adultos que são submetidos a exame deve jejuar por pelo menos três horas antes de começar. Esvaziar a bexiga antes de iniciar o exame é imperativo , caso contrário, a tinta pode diluir muito na bexiga cheia para ser útil para a imagem latente .
O Procedimento
a urografia excretora leva cerca de uma hora de executar. O paciente deita-se em uma sala de raios -X . O corante é injectado no paciente , usualmente através do braço . O corante se desloca através da corrente sanguínea e para os rins , onde começa sua jornada através do sistema urinário. Um técnico de raio -X terá raios-X durante todo o procedimento , mapeando os órgãos internos.
Possíveis reações
Como com qualquer procedimento médico , existem alguns riscos para a passando por uma urografia excretora . O corante usado no exame é geralmente baseada em iodo , para que haja o risco de uma reação alérgica. Sempre que uma injeção intravenosa é dado, há o perigo de que a veia pode ser danificado. Se um paciente está passando por insuficiência renal , a urografia excretora pode fazer a pior falha em uma base temporária.
Considerações
No passado , os médicos se baseou na urografia excretora como método preferido para a imagiologia do tracto urinário . Ele continua sendo a melhor opção para um exame mais detalhado dos ureteres e os cálices . Para a avaliação do trauma, doença renal policística , câncer renal e outras questões, exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada podem fornecer informações mais detalhadas sobre a condição do sistema urinário.