Um adenoidectomia é freqüentemente realizada ao mesmo tempo como uma amigdalectomia , porque ambas as adenóides e amídalas pode contribuir para infecções e estão localizados próximos uns dos outros . Um adenoidectomia requer anestesia geral antes da cirurgia, para que a criança vai estar inconsciente durante o procedimento. O cirurgião irá sustentar a boca aberta, em seguida, usar um instrumento que se assemelha a uma colher ( chamado cureta ) para colher as adenóides , enquanto usando um microdebrider , o que ajuda a cortar o tecido esponjoso nas adenóides. O cirurgião irá prevenir o sangramento por cauterização das adenóides. Em seguida, a área de sangramento será embalado com algodão, o que ajuda a absorver o sangue .
Sangramento
Enquanto o cirurgião fará esforços, como cauterização e embalagem , a sangramento lento, às vezes, sangramento pode se tornar descontrolada ao ponto em que é necessária uma transfusão de sangue . Esta complicação é muito rara. Os pais devem falar com cirurgião da criança sobre suas preferências para transfusão de sangue ou se os pais ou familiares gostaria de doar sangue antes do procedimento.
Infecção
Porque a função principal dos adenóides é reunir as bactérias , é possível para as bactérias para coletar no sítio cirúrgico após a cirurgia. Em preparação para este , um médico pode prescrever antibióticos para evitar infecções . No entanto , sintomas como inchaço , febre ou dificuldade para respirar podem ser sinais de infecção e deve ser tratada.
Hipernasalidade
Porque o procedimento ocorre em torno da cavidade nasal e tecidos , uma condição chamada de insuficiência velofaríngea pode ocorrer , que é quando a cavidade nasal não fechar completamente e ar corre para o nariz quando uma pessoa fala . Isso faz com que uma condição conhecida como hipernasalidade , o que pode causar uma mudança no tom de voz .
Dificuldade de deglutição
A área na parte de trás da garganta pode ser inchado após cirurgia , o que pode causar dificuldades de deglutição. Enquanto isso não deve ser um efeito permanente , a área pode não ter curado adequadamente, e dificuldade de deglutição podem ocorrer. Se a condição persistir , os pais devem procurar ajuda médica para garantir a infecção não ocorreu.