Existem quatro principais meios de remoção de pedras nos rins. Os dois mais populares não necessitam de cirurgia. O terceiro é minimamente invasiva , enquanto que o quarto é um procedimento cirúrgico completo . Claramente, um método que não requer nenhum corte no corpo minimiza o potencial de complicações , mas todos os tratamentos levar algum risco.
Cirurgia aberta
Anteriormente , a cirurgia aberta foi a única opção para a remoção de pedras nos rins . Hoje, ele é raramente usado . A cirurgia aberta só é utilizada em casos extremos, em que a pedra de rim é demasiado grande para ser removidos por outros meios , quando existe uma anormalidade na forma do tracto urinário do paciente , ou se outras opções de tratamento falharam . Os médicos preferem evitá-lo , devido ao potencial de infecção, hemorragia , complicações extremo da anestesia eo tempo de recuperação prolongado.
LECO
litotripsia extracorpórea por ondas de choque ( LECO ) é o processo mais comum para a remoção de pedras nos rins . Ele usa ondas de choque para desintegrar as pedras . Após o tratamento , os vestígios de sangue são susceptíveis de permanecer na urina . A parte de trás ou no abdômen podem sofrer contusões ou alguma dor como resultado de ondas de choque .
Ocasionalmente, as peças de pedra esmagado causar o bloqueio como eles se movem ao longo do trato urinário e trazer dor menor . O urologista pode inserir um pequeno tubo chamado de stent para o ureter para ajudar os pedaços passar. Tratamentos adicionais LEOC às vezes são necessários , especialmente quando as pedras de uma variedade mais estão presentes. O sangramento às vezes pode ocorrer ao redor do rim com uma transfusão de sangue necessária em menos de um em cada 100 doentes .
Ureteroscopia
Ureteroscopia se sustenta alguma chance de complicação , embora seja mínima. " Até 95 por cento dos pacientes que se submetem a ureteroscopia para cálculos são feitos livre pedra", de acordo com médicos do Departamento de Urologia da Universidade de Cornell. " Muito poucas complicações foram observadas neste grupo de pacientes , com a maioria dos pacientes que retornam para casa no dia ou 24 horas após o procedimento. "
Dificuldades que podem desenvolver incluem a construção de tecido cicatricial no interior do ureter ea chance perfuração ureter de acidental. Pedras que foram presos na parede do ureter por mais de dois meses aumentar o risco destas complicações. Micção freqüente , dor ou sangue na urina são efeitos colaterais normais nos primeiros dias após este procedimento.
PCNL
percutânea Nephrostolithotomy é comumente referido como PCNL . Uma pequena incisão é cortada nas costas do paciente e os instrumentos médicos minúsculas são então movidos para o lugar de modo a desintegrar-se as pedras . Isto aumenta o risco de complicações devido à possibilidade de infecção a partir da incisão .
Claro que, com uma incisão , vem a possibilidade de sangramento excessivo . " A perda de sangue durante este procedimento é possível e de uma transfusão é necessária em cerca de 20 por cento dos doentes ", dizem os médicos na Clínica de Urologia da Universidade George Washington. Existe também a possibilidade de que esta cirurgia particular poderia assumir proporções maiores. " Este procedimento cirúrgico pode requerer a conversão para a operação padrão aberto se dificuldade é encontrada durante este procedimento ", segundo urologistas da universidade.