Como com qualquer procedimento cirúrgico realizado sob anestesia , há o risco de certos efeitos colaterais após a nefrectomia . Uma reação adversa à anestesia é evidente imediatamente após a indução ou a recuperação. Esta é uma emergência médica e será tratado pelo anestesiologista monitoramento da administração. Então, é claro , haverá dor na área processual que pode ser leve ou grave na natureza e pode durar até três semanas. Qualquer , dor incomum súbita deve ser comunicada ao cirurgião imediatamente. Existe o risco de desenvolver pneumonia pós - operatória , uma vez que é difícil de respirar de forma eficaz devido à dor . É importante respirar fundo e tossir para limpar os pulmões após a cirurgia. Exercícios de respiração e controle da dor são importantes para reduzir o risco de desenvolver pneumonia após uma nefrectomia
Infecção
A nefrectomia laparoscópica não é tão invasivo como um procedimento aberto.; no entanto, o risco de infecção após o procedimento ainda existe. Infecção proveniente da bexiga urinária pode ser devido à utilização de um cateter urinário de demora. O cateter pode ser utilizada durante um curto período de tempo para auxiliar no esvaziamento da bexiga durante o período de recuperação . Fracasso para gerir o cateter de um modo limpo pode levar ao desenvolvimento de uma infecção na bexiga . A infecção pode disseminar para o local nefrectomia cura se não for tratado rapidamente . Uma infecção pode ocorrer no próprio local da ferida . Cuidados de feridas cuidadosa deve ser realizada para reduzir o risco de infecção . Qualquer indicação de infecção deve ser tratada como um assunto urgente que requer a atenção do cirurgião.
Hemorragia
A nefrectomia radical envolve desconectar o rim do major vasos sanguíneos renais. Enquanto cirurgiões tomar cuidado especial em suturar as extremidades desses navios , há sempre a possibilidade de hemorragia . Há também outros grandes vasos , em estreita proximidade com os rins e qualquer um deles pode ser inadvertidamente cortado durante o procedimento. Imediatamente após o procedimento e durante a recuperação no hospital, muita atenção é dada à identificação de eventuais sinais de hemorragia . Diminuir a pressão arterial pode indicar que há sangramento, por isso é importante a relatar quaisquer sinais de tontura ou alteração no estado mental.
Hipertensão
Os rins e as glândulas associadas ajudar para regular a pressão arterial . Quando um ou ambos os rins são removidos, a pressão arterial deve ser cuidadosamente monitorizados e geridos de forma proativa como pressão arterial alta , ou hipertensão, é um efeito colateral de nefrectomia . A gravidade depende da saúde do rim remanescente , se existir , e de gestão de estilo de vida . Diminuir a ingestão de sódio é uma mudança importante para fazer depois de ter uma nefrectomia . O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais ( NIDDK ) recomenda a manutenção de uma pressão arterial mais baixa do que 130/80 para as pessoas que vivem com um rim . A falta de controle da pressão arterial pode causar danos ao rim remanescente.
Kidney Disease
Quando um rim é removido, o rim remanescente compensa e trabalha mais . Mesmo com uma nefrectomia parcial , a compensação toma lugar como há menos de um rim de realizar a carga total exigida pelo corpo . O volume de trabalho do rim remanescente pode ser diminuído por redução da ingestão de proteína como o rim é responsável pela remoção dos produtos residuais do metabolismo das proteínas . Com o tempo , o trabalho excessivo pode causar danos , que pode progredir para o desenvolvimento de doença renal . Após a nefrectomia , o trabalho de sangue e análise de urina serão realizadas rotineiramente para monitorizar a função do rim remanescente , ou rins . O aumento dos níveis de proteína na urina pode indicar a presença de doença renal.