Um ou ambos os ovários são removidos através de um procedimento cirúrgico conhecido como um ooforectomia ou ovariectomia . Um ooforectomia que remove dois ovários é conhecido como um oopheroctomy bilateral; uma única remoção dos ovários é referido como um oopheroctomy unilateral . De acordo com a Clínica Mayo , o cirurgião realiza o procedimento sob anestesia . A cirurgia pode ser tanto um concurso público ou uma laparoscopia , dependendo da situação.
The Other Ovário
Creighton University Medical Center , explica que na maioria dos casos de oopherectomy unilateral , o ovário que permanece assume os deveres do ovário que foi removido. O que isto significa é que o ovário solitário produz a mesma quantidade de estrogénio que foi produzido , quando havia dois ovários , e também produz os ovos para a fertilização . Normalmente , a ovulação ocorre em lados alternados a cada mês , mas depois oopherectomy unilateral , a ovulação ocorre no mesmo lado em uma base mensal .
Conceição
ainda é possível conceber um filho , mesmo com um único ovário . Magicalia Parenting relata que , porque o único ovário assume para o ovário em falta, a ovulação que deve ocorrer para uma mulher engravidar ainda ocorre. No entanto, complicações como aderências uterinas ou danos das trompas de Falópio (que pode desenvolver como resultado da cirurgia) pode causar uma ligeira diminuição do nível de fertilidade da mulher .
GnRHa /HMG
mulheres que estão tendo dificuldade para engravidar por causa de uma lesão que ocorreu durante a remoção de um ovário podem ser dadas injeções de análogo de GnRH ( liberador de gonadotrofinas hormônio agonista ) e HMG ( gonadotrofina menopáusica humana ) . Ambas estas hormonas ajudam a induzir a ovulação . De acordo com os jornais de Oxford , as mulheres que têm apenas um ovário são menos sensíveis a esta forma de ovulação forçado. No entanto, um estudo realizado por Amir Lass, Moisés Paul , Raul Margara e Robert MLWinston do Instituto de Obstetrícia e Ginecologia , Royal Postgraduate Medical School , Hammersmith Hospital , em Londres, mostra que a taxa de gravidez das mulheres que têm um ovário é o mesmo como o de mulheres que têm ambos os ovários intactos .
menopausa --- um pouco mais cedo
mulheres que tiveram um ovário removido podem sofrer menopausa precoce. A menopausa geralmente ocorre em mulheres que estão acima dos 50 anos . Segundo OBGYN.net , o único ovário geralmente não produz nenhum mais folículos do que normalmente faria. Esta redução de folículos pode levar a um cenário de menopausa precoce.