cirurgia robótica foi realizada pela primeira vez em 1986, quando um braço robótico PUMA foi utilizado para colocar uma agulha para uma biópsia do cérebro, enquanto está a ser guiada por TC. Cirurgia da próstata foi realizada pela primeira vez por um robô em 1988, quando Imperial College London desenvolveram PROBOT . ROBODOC foi desenvolvido em 1992, precisamente moinho do fêmur para aceitar o implante femoral em cirurgia de substituição total do quadril. O Sistema Cirúrgico da Vinci foi usado pela primeira vez em 1997, e tem sido usado para desvio de coração , a prostatectomia , a reconstrução das trompas de Falópio e transplante de rim.
Benefícios
cirurgia robótica permitiu algumas cirurgias para ser realizado com maior precisão , e através de incisões menores . Robôs podem permitir cirurgia minimamente invasiva , devido à menor necessidade de marcos visuais , a fim de desempenhar adequadamente a cirurgia. Isto pode conduzir a uma redução do risco de infecção e menor perda de sangue . A cirurgia robótica pode também aumentar a precisão com que a cirurgia é realizada . Isso pode reduzir complicações pós-operatórias , tais como a necessidade de cirurgia de revisão , e também pode levar a tempos de recuperação mais curtos e uma cirurgia mais bem sucedido.
Tipos de complicações
para qualquer cirurgia major, há um risco de uma ampla gama de potenciais complicações . A cirurgia robótica não elimina esses riscos. Além disso, alguns outros riscos podem se apresentar. Vezes a cirurgia pode ser aumentada , devido à necessidade de adaptar o robô adequadamente ao paciente , levando a um aumento potencial do risco de infecção . Alguns sistemas requerem meios adicionais de fixação do robô para o paciente , o que poderia levar a um aumento da perda de sangue ou infecção . Mau funcionamento Robotic , apesar de raros , pode ocorrer, e pode exigir a reinicialização do sistema , ou o abandono da parte robótico da cirurgia em favor de técnicas tradicionais. Finalmente, lesões locais podem ocorrer devido à exposição ao robô , que não poderiam ocorrer utilizando ferramentas e técnicas tradicionais.
Riscos
Normalmente, o risco de complicações envolvidas em cirurgia robótica não é significativamente maior do que a representada pela cirurgia tradicional , aberta. Sistemas cirúrgicos muitas vezes não são aprovados para uso geral sem demonstrar que eles não representam significativamente mais risco para o paciente . Ler cuidadosamente sobre um acordo de consentimento pode dar a um paciente uma melhor compreensão dos riscos apresentados por um tipo específico de cirurgia e como esses riscos são mitigados pelo sistema robótico.
Futuro Outlook
a cirurgia robótica tem sido em um aumento acentuado nos últimos anos. Os benefícios até agora parecem superam os custos. A capacidade de realizar uma cirurgia , mais precisamente, ao ser menos invasiva , atenua qualquer complicação potencial, e como mais pesquisa é feita , as taxas de complicações será menor ainda . Atualmente, o fator mais importante inibir o uso de robôs em cirurgia é o seu custo .