O procedimento cirúrgico para remoção do baço é chamado de esplenectomia. Segundo a Sociedade para a American Gastrointestinal e endoscópicos Surgeons ( SAGES ), a razão mais comum para uma esplenectomia é uma condição chamada púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) . Se você sofre com esta condição, você vai experimentar uma contagem anormalmente baixo de plaquetas levando a deficiências em habilidades de coagulação do sangue normais do seu corpo. Se essas deficiências se tornam significativos , você pode desenvolver sintomas como hematomas ou sangramento fácil ou excessiva. Se estes sintomas se tornem críticos , esplenectomia pode ser usado para deter a destruição das plaquetas.
Esplenectomia também pode ser usado para combater outras doenças relacionadas ao sangue, incluindo talassemia major púrpura trombocitopênica trombótica (TTP) e leucemia de células pilosas.
lesão traumática
Você também pode receber uma esplenectomia para tratar lesão traumática para o seu baço. No passado, este tipo de lesão foi tratada através de cirurgia como a prática médica padrão , mas os avanços em outros métodos de tratamento agora dar aos médicos mais opções. Se você sofre uma lesão no baço , que não requer uma esplenectomia imediata, você pode ser hospitalizado por vários dias, enquanto seus médicos avaliar a função do seu baço. Se possível , eles vão tratar sua lesão através de meios não-cirúrgicos . No entanto, a Sociedade de Cirurgia do Trato Alimentar cita uma série de fatores que podem , em última instância levam os médicos a escolher esplenectomia. Estas incluem sangramento significativo dentro de sua cavidade abdominal; diminuir as concentrações de proteína de células vermelhas do sangue , hemoglobina; ea necessidade de uma transfusão de sangue de mais de duas unidades. linfoma
de Hodgkin
Se você sofre de estágio 1 -A ou linfoma de Hodgkin 2 -A , você pode exigir um procedimento cirúrgico chamado de laparoscopia encenação ou encenando laparotomia. O objetivo deste procedimento é para medir a extensão de seu linfoma, mas normalmente isso não pode ser feito sem primeiro eliminar o baço como um factor potencial para a sua condição. A esplenectomia é a maneira padrão para fazer esta eliminação possível.
Acidentes cirúrgicos
Em alguns casos , os danos ao baço é causado inadvertidamente enquanto outros procedimentos cirúrgicos são realizados . Se isto é verdade no seu caso, o cirurgião pode tentar vários métodos , além de esplenectomia para controlar esse dano. Estes incluem a cauterização (selagem através da queima ) , o uso de um feixe de argônio para incentivar o seu sangue a coagular e malha absorvível especial. Se esses métodos falham, esplenectomia pode ser a única opção viável.
Razões adicionais
Você também pode receber uma esplenectomia para uma série de outras razões , incluindo a presença de abscessos ou cistos ou certas formas de hipertensão localizada . Além disso , esplenectomia pode ser um resultado necessário da remoção de outros órgãos adjacentes , incluindo o estômago , pâncreas e intestino grosso . Consulte o seu médico para obter mais informações sobre as razões para a remoção do baço .