Em um estudo publicado na edição da revista médica alemã " Der Chirurg " fev 1999 ( " The Surgeon " ) , os investigadores concluíram após a inserção de árgon em animais de teste de laboratório por via intravenosa , que qualquer gás com uma baixa solubilidade no sangue - tal como árgon - não deve ser utilizado em qualquer procedimento em que há um risco aumentado de gás embolia . Dois animais de teste morreu de choque cardíaco e um terceiro foi capaz de ser ressuscitado . O grupo de teste de animais que receberam o dióxido de carbono de quantidades semelhantes de árgon a não sofrer embolias e foram ileso . O efeito da adição de argônio no sangue resultou em aumento da pressão arterial pulmonar e débito cardíaco reduzido.
Argon Plasma Coagulator
O Plasma Coagulator argônio ( APC ) é um dispositivo utilizados em endoscopia para não-contato coagulação térmica de tecido . De acordo com um artigo publicado na edição de setembro /outubro de 2006 ", Enfermagem Gastroenterology ", a sonda APC é usado durante procedimentos endoscópicos e é projetado para funcionar até o final de trabalho de um endoscópio flexível . Durante o procedimento, as configurações de energia mais baixos e menor fluxo de gás argônio são usados na paralisação de sangramento em lesões vasculares ( vasos sanguíneos anormais localizado diretamente sob a superfície da pele ) . A APC tem sido utilizado com sucesso no tratamento de sangramento retal , mas os efeitos colaterais de curto prazo , tais como dor retal, tenesmo ( sensação de defecação incompleta) ou distensão abdominal ocorreu em 14 por cento dos pacientes . Além disso , os efeitos colaterais a longo prazo da dor rectal , tenesmo e diarreia foi relatado em 19 por cento dos pacientes , apesar do sucesso do tratamento com o APC .
Crioterapia
crioterapia é o processo de aplicação ou de azoto líquido ou de gás árgon para congelar e destruir o tecido doente , incluindo as células cancerígenas , localizados internamente ou externamente . Para tratar tecidos internamente , o médico irá usar uma crio-sonda , com a ajuda de orientação de imagem ( ultra-som , ressonância magnética ) . O cryoprobe está conectado a uma fonte de gás argônio, que foi aprovado por os EUA Food and Drug Administration para tais aplicações. Os efeitos colaterais mais comuns associados com crioterapia cirúrgica estão sangrando , possível danos em órgãos localizados perto do alvo, infecção, danos aos nervos e acúmulo de líquido no espaço em torno dos pulmões . As taxas de sucesso para o tratamento de tecido canceroso com crioterapia são semelhantes à cirurgia ou radioterapia.