A causa mais comum de infertilidade tubária fator é a doença inflamatória pélvica (DIP ) . PID é um termo geral usado para descrever a inflamação do útero , trompas e ovários , às vezes, os . É geralmente causada por repetidas infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorréia (embora isso nem sempre é o caso). Se não tratada, o tecido da cicatriz pode se acumular , levando ao bloqueio das trompas de falópio e infertilidade . Um ou ambos os tubos podem ser bloqueados . Se alguém está bloqueado, dependendo da saúde do ovário para esse lado , você ainda pode ser capaz de conceber naturalmente.
Outras causas
Outras causas de fator tubário infertilidade incluem endometriose; gravidez ectópica anterior; cirurgia abdominal anterior; história de infecção causada por aborto e infecção anterior ou atual com gonorréia ou clamídia. Embora a tuberculose é relativamente raro no mundo ocidental , pode causar infecção nas trompas de falópio , como pode um apêndice rompido . Tudo isso pode causar cicatrizes , muco e detritos para acumular-se nas trompas de falópio , que podem levar ao bloqueio .
Procedimento
Durante o procedimento, no departamento de raios- X , você será sedado e um espéculo ( um dispositivo utilizado para abrir a vagina e ver o colo do útero e tecido circundante ) será inserido em sua vagina , da mesma forma como , durante um exame de Papanicolaou . Um pequeno tubo chamado cateter é inserido através de seu colo , em seu útero e as trompas de Falópio passado o bloqueio. Um tipo especial de tinta é então liberado rapidamente. Se o corante é visto no raio - X que passa através da trompa de Falópio e para dentro da cavidade pélvica , não houve obstruções . Se não , um pequeno fio de guiamento pode ser cuidadosamente passada através do cateter e manipulada para remover o bloqueio .
Uma alternativa a este método é a inserção de um pequeno balão através do cateter e suavemente inflar -lo no local da obstrução . Recanalização também pode ser feito cirurgicamente.
Efeito
Uma visão geral do Instituto Nacional de Excelência Clínica diz que, se o bloqueio é perto da entrada do útero ( proximal ) , em seguida, o bloqueio é removido em 70 por cento dos casos . Gravidez é alcançado em até 20 por cento destes casos.
Riscos
acordo com o Instituto Nacional de Excelência Clínica , os principais riscos são a perfuração das trompas de falópio ( 1 a 10 por cento de chance ) , hemorragia intra - abdominal , infecções (que é relativamente rara ) e gravidez ectópica , onde a gravidez desenvolve nas trompas de falópio e que acontece de 8 por cento do tempo .
Considerações
Se você tem infertilidade fator tubário causada pela endometriose ou doença inflamatória pélvica, o bloqueio é susceptível de ser localizado mais longe da entrada para o útero ( distal). Este tipo de bloqueio é mais difícil de tratar com esta técnica, para que o seu médico deverá discutir uma alternativa de tratamento com você.