O fígado humano consiste de quatro lóbulos de vários tamanhos e está ligada à artéria hepática e na veia porta . É o trabalho do fígado para desintoxicar o corpo , quebrar a insulina e outros hormônios e produzir substâncias químicas que fazem a digestão possível.
Doenças hepáticas
O fígado é propenso para muitas doenças e condições, tais como hepatite, câncer e cirrose. No caso de um tumor que não se espalhou , um lóbulo do fígado podem ser removidos.
Regeneração
O fígado é o único órgão humano que pode se regenerar . Uma pequena porção do fígado , tão pouco quanto um quarto , é capaz de se regenerar em um fígado inteiro . Por este motivo, um fígado que teve um lóbulo removido pode regenerar completamente; também um lobo pode ser removido de um fígado saudável e transplantadas para outro corpo.
Transplante de Fígado doador vivo
Desde 1989 , tem sido possível para remover uma parte do fígado de um paciente vivo e transplantá-la para outro paciente , sem a necessidade de uma transfusão de sangue . Isso geralmente é feito com uma parte do fígado adulto a ser transplantado para o corpo de uma criança , apesar de transplantes de adultos -a- adulto estão se tornando mais comum.