O Protocolo de recuperação aprimorada foi refinado para aplicar especificamente para pacientes submetidos à cirurgia para o trato gastrointestinal. O Protocolo eliminado preparo intestinal mecânico antes da cirurgia , o que permitiu que os pacientes sejam internados no hospital dois dias depois. Cuidados pós-operatórios foi modificado para permitir a alimentação através de um tubo e mobilização do paciente assim que as ações poderiam ser tolerados.
Resultados Desejados para Pacientes
As técnicas - pioneira na Dinamarca - apresentou uma série de resultados positivos nos pacientes. Os resultados incluíram melhoria da resposta cardiovascular ao exercício , as funções pulmonares melhorados e uma redução na perda de massa corporal magra.
Efeitos do ERP
Um estudo realizado em Suécia de 168 pacientes mostraram resultados em pacientes antes e imediatamente após a implementação do Protocolo de que a estadia hospitalar global foi reduzido em dois dias. A taxa de readmissão dos pacientes era comparável ou ligeiramente maior do que o protocolo anterior . A função pulmonar e da força muscular apresentaram menor redução , como resultado da permanência hospitalar.