Angioplastia tornou-se o tratamento padrão para a doença coronariana em 1970. No entanto , a taxa de recorrência de bloqueio, foi muito alta . Em 1986, um cirurgião francês inserido o primeiro stent feito de malha de arame liso . A Food and Drug Administration ( FDA) aprovou o stent para uso nos Estados Unidos em 1994 . Um stent é inserido dentro da artéria coronária durante a angioplastia, e infla o cirurgião um balão que expande o stent contra a parede da artéria .
Não revestidos Stents
Os primeiros stents foram revestidos bare metal . Stents cortar a recorrência de obstrução arterial nos primeiros seis meses a partir de 40 por cento a 20 por cento. Stents não revestidos ainda estão em uso .
Stents revestidos
No início dos anos 2000 , revestidos ou stents farmacológicos entrou em uso . O metal é revestido com uma droga de liberação de tempo oferecendo uma dose constante de medicação ajudando a prevenir a recorrência da obstrução arterial.
Revestido Vs . Uncoated
Entre 2003 e 2006 , o FDA emitiu advertências sobre o aumento do risco de coágulos sanguíneos em pacientes em uso de stents revestidos. Estudos continuam ( a partir de 2011 ), mas o consenso geral é que stents revestidos são seguros quando dimensionados e instalados corretamente. Outra consideração é o custo; stents revestidos são cerca de três vezes mais caro do que não revestido. Tal como acontece com todos os procedimentos médicos , os pacientes precisam conversar com um médico antes de decidir sobre um procedimento médico.