casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Manguito Rotador

Uma ruptura de 8 mm no manguito rotador precisa ser reparada cirurgicamente?

Não necessariamente. A decisão de reparar cirurgicamente uma ruptura de 8 mm do manguito rotador depende de vários fatores, incluindo a gravidade da ruptura, a localização da ruptura e a idade do paciente, nível de atividade e saúde geral.

Em alguns casos, pode ser recomendada uma abordagem não cirúrgica, que pode incluir repouso, gelo e fisioterapia para ajudar a fortalecer e reabilitar o ombro. No entanto, se a ruptura for significativa, envolver múltiplos tendões ou causar dor persistente e limitações funcionais, a cirurgia pode ser considerada a melhor opção.

O tipo de reparo cirúrgico também dependerá das características específicas da lesão. O reparo artroscópico do manguito rotador é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva comumente usada que envolve fazer pequenas incisões no ombro e usar uma câmera e instrumentos especializados para reparar o tendão rompido. Em casos mais graves, a cirurgia aberta pode ser necessária para proporcionar melhor visualização e acesso à área danificada.

Em última análise, a decisão de se submeter à reparação cirúrgica ou optar por uma abordagem não cirúrgica deve ser tomada em consulta com um cirurgião ortopédico experiente que possa avaliar a condição do indivíduo e recomendar o plano de tratamento mais adequado com base nas suas necessidades e circunstâncias específicas.