casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | cirurgia plástica

Por que não há líquidos após a cirurgia?

Os líquidos são geralmente restritos após a cirurgia por vários motivos.

Náuseas e vômitos :Certas cirurgias, especialmente aquelas que envolvem o abdômen ou os intestinos, podem aumentar o risco de náuseas e vômitos. Consumir líquidos logo após a cirurgia pode irritar o estômago e piorar esses sintomas.

Aspiração :Quando você está sob anestesia geral durante a cirurgia, seus músculos ficam relaxados, incluindo aqueles que controlam as vias aéreas. Os líquidos apresentam maior risco de serem inalados acidentalmente para os pulmões (aspiração) durante ou logo após a cirurgia. Isso pode levar a complicações graves, como pneumonia e dificuldade respiratória.

Desidratação :Embora a água e outros líquidos claros sejam importantes para a hidratação, você receberá líquidos diretamente, normalmente por via intravenosa (IV), imediatamente após a cirurgia. Os fluidos intravenosos ajudam a manter o seu estado de hidratação sem as náuseas, vômitos ou aspiração relacionada à ingestão de líquidos por via oral.

Interferir na cirurgia ou nos exames pós-operatórios :O consumo de alimentos ou líquidos logo após a cirurgia pode interferir potencialmente no procedimento cirúrgico ou em quaisquer exames de acompanhamento solicitados pelo seu cirurgião. Por exemplo, alguns testes de diagnóstico requerem jejum para obter resultados precisos.

À medida que o processo de cura avança, seu médico ou nutricionista reintroduzirá gradualmente líquidos e depois alimentos sólidos em sua dieta, conforme tolerado. Normalmente, uma dieta líquida clara é recomendada primeiro, seguida por uma dieta líquida completa e, em seguida, alimentos macios antes de finalmente fazer a transição para uma dieta regular. O cronograma para avançar em sua dieta varia de acordo com o procedimento cirúrgico e a recuperação individual. Siga sempre as recomendações do seu cirurgião ou nutricionista em relação à sua dieta pós-operatória.