casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | cirurgia plástica
Por que a tipagem tecidual é desnecessária no transplante de córnea?
Ao contrário de outros transplantes de órgãos sólidos, como rim ou coração, a tipagem de tecidos não é necessária para o transplante de córnea. Isso ocorre porque a córnea, ao contrário de outros órgãos como o coração ou o fígado, é um tecido com privilégios imunológicos. Isto significa que não provoca prontamente uma resposta imunitária do sistema imunitário do receptor.
A ausência de vasos sanguíneos na córnea e a composição única dos seus componentes celulares e extracelulares contribuem para a sua natureza imuno-privilegiada. Consequentemente, o risco de rejeição imunológica é significativamente menor nos transplantes de córnea em comparação com outros transplantes de órgãos sólidos.
Além disso, a córnea funciona principalmente como uma cobertura protetora para os olhos e não tem um papel vital nas funções corporais gerais. Conseqüentemente, a resposta imune a um enxerto de córnea, mesmo que ocorra, é geralmente mais branda e localizada, permitindo melhor sobrevivência do enxerto sem correspondência extensa de tecidos ou medicamentos imunossupressores.