casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | cirurgia plástica
O que acontece quando você lasca um molar?
Quando você lasca um molar, a gravidade do dano e o tratamento necessário dependem da extensão e localização do lascamento:
Pequenos danos aos dentes: - Esmalte Lascado:Se apenas o esmalte for afetado, o dano pode ser principalmente cosmético e pode não exigir tratamento imediato.
Danos à dentina: - Se o chip se estender até a dentina, a camada abaixo do esmalte, poderá causar alguma sensibilidade a temperaturas quentes ou frias. Nesses casos, seu dentista pode recomendar:
a) Obturação dentária:O dentista pode alisar as bordas da área lascada e aplicar um material obturador para restaurar a forma e função do dente.
Envolvimento pulpar: - Em casos mais graves, o chip pode expor a polpa do dente (o tecido mole que contém nervos e vasos sanguíneos). Isso pode causar dor e sensibilidade significativas e requer atenção imediata. As opções de tratamento podem incluir:
a) Terapia de canal radicular:Se a polpa estiver infectada ou danificada sem possibilidade de reparo, o tratamento de canal radicular pode ser necessário. Durante este procedimento, a polpa infectada ou danificada é removida e os canais dentro da raiz são limpos, modelados e obturados para selar o dente e prevenir novas infecções.
b) Coroa Dentária:Após tratamento de canal ou em casos graves em que a estrutura do dente esteja gravemente comprometida, uma coroa dentária pode ser colocada sobre o dente afetado para protegê-lo e restaurar sua funcionalidade.
Medidas preventivas: Para reduzir o risco de lascar os molares:
- Pratique boas rotinas de higiene bucal, incluindo escovação e uso de fio dental regularmente.
- Evite morder objetos duros, como gelo ou doces.
- Use um guarda-noturno se você range os dentes.
- Consulte seu dentista regularmente para exames e limpezas.