casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | cirurgia plástica

Que tipo de procedimento é uma cirurgia de mastectomia?

A cirurgia de mastectomia, também chamada de mastectomia parcial ou cirurgia conservadora da mama, é um procedimento cirúrgico para remover tecido canceroso ou não canceroso (benigno) da mama, preservando o máximo possível da mama. O objetivo é remover o tumor ou tecido afetado, preservando a aparência geral e a função da mama.

Durante uma cirurgia de mastectomia, o cirurgião faz uma incisão na mama e remove cuidadosamente o tumor ou tecido afetado. As margens do tecido removido são então verificadas para garantir que todas as células cancerígenas foram removidas com sucesso. A cirurgia de mastectomia é frequentemente realizada junto com outras opções de tratamento do câncer, como radioterapia, quimioterapia ou terapia hormonal.

A cirurgia de mastectomia pode ser escolhida em vez de uma mastectomia total (remoção de toda a mama) em certas situações, como:

- Quando o tumor é pequeno e localizado, com margens claras

- Quando a paciente prefere a preservação da mama

- Quando outros fatores, como saúde geral ou preferência do paciente, tornam a mastectomia menos adequada

A cirurgia de mastectomia pode oferecer várias vantagens em relação à mastectomia total, incluindo cirurgia menos invasiva, preservação do formato e aparência natural da mama e risco reduzido de complicações. No entanto, a escolha entre mastectomia e mastectomia depende das circunstâncias individuais de cada paciente, incluindo o tamanho do tumor, localização, tipo e preferências pessoais.