Dr. Sven- Ivar Seldinger foi o primeiro a utilizar este procedimento em 1953. Ele escreveu um artigo explicando sua nova técnica, e logo se tornou um procedimento médico popular.
Técnica
primeiro , o anestésico local é aplicada à área em que a inserção terá lugar . O médico faz uma incisão menor na pele e perfura a artéria com uma agulha fina . Após a remoção da agulha , um fio flexível é colocado no interior da artéria e avançou alguns centímetros de profundidade para a corrente sanguínea . O clínico desliza um cateter ou tubo fino sobre o fio guia e posiciona o tubo na localização e no ângulo correcto . O fio pode agora ser removido , deixando o cateter dentro da artéria até que o processo está completo.
Applications
Agora que o médico tem com segurança e rapidamente ganhou o acesso ao sistema arterial , vários procedimentos podem ser realizados . O uso mais comum é uma angiografia , na qual corante é inserido na artéria . Visualizar esse corante em um monitor sensível ao rádio , o médico pode estudar o fluxo de sangue das artérias, veias e capilares . Isto permite ao médico observar o fluxo sanguíneo constrição ou dilatação em áreas específicas . A técnica de Seldinger, também pode ser usado para drenar fluidos peito , trazer nutrientes directamente para o estômago e outros procedimentos invasivos menores .
Riscos
A técnica de Seldinger, é uma rotina e procedimento seguro . Possíveis complicações raras incluem infecção e perda do fio de guia no interior do paciente . Ambos os riscos são muito menores e evitáveis.