Pedras nos rins vêm em quatro variedades principais; cálcio - oxalato, ácido úrico, cistina e estruvita . A medicação pode dissolver algumas dessas pedras. Infelizmente , os produtos farmacêuticos normalmente não funcionam no mais comum de quatro , a pedra de rim de cálcio - oxalato . Estes, em sua maior parte , deve ser passada através do fluxo de urina , um processo extremamente doloroso para a maioria dos pacientes .
Basics
A Fundação Nacional do Rim assinala que 90 por cento de pedras estão autorizados a passar por conta própria. Os médicos preferem fazer para deixar esse processo natural ocorrer , mas em casos extremos cirurgia ou outro tipo de procedimento médico pode ser necessária. Este é geralmente o caso , quando uma infecção desenvolveu , bloqueio massiva ocorre ou quando a pedra é simplesmente demasiado grande para passar através de uma área muito pequena . Muitas pedras crescer até o tamanho de pequenos seixos e em alguns casos chocantes, pedras nos rins de tamanho bola de golfe têm desenvolvido.
LECO
O nome formal para este procedimento é litotripsia extracorpórea por ondas de choque . Litotripsia é uma palavra grega traduzir como " pedra de esmagamento . " Uma máquina foca ondas de choque para a pedra nos rins , quebrando -o em pedaços do tamanho de cascalho - que são mais facilmente transmitida . Anteriormente , os pacientes se sentou em uma banheira de água durante o processo . Hoje , as máquinas de maior tecnologia permite que um paciente a deitar-se sobre uma mesa. Deve-se reafirmou que esta cirurgia não remove a pedra, mas só esmaga-lo para permitir a passagem mais fácil.
Médicos do Departamento de Urologia da Universidade Cornell dizer LECO funciona melhor quando usado em pedras mais macias , como a variedade ácido úrico . Pedras de conteúdo mais denso , como oxalato de cálcio ou cistina são mais problemáticas e pode exigir várias sessões de LEOC . O procedimento normalmente dura menos de duas horas , com anestesia geral ou sedação intravenosa.
PCNL
percutânea Nephrostolithotomy é comumente referido como PCNL e é o único procedimento em prática comum que requer qualquer corte real . Um médico inicia uma pequena incisão no dorso do paciente e insere um telescópio de fibra óptica ( chamado um nefroscópio ) que permite que o urologista para visualizar a pedra dentro do rim .
" Pedras mais pequenas pode ser agarrado e removido , enquanto as pedras maiores podem precisar de ser interrompido por uma sonda de ultra-som ou energia electro " , dizem os médicos do Hospital da Universidade de Georgetown. "O paciente terá que ficar no hospital por vários dias com o tubo de nefrostomia nas costas durante a cicatrização . Uma vez que o tubo é removido , a incisão e rim vai curar em alguns dias , eo paciente pode retornar ao trabalho normal e exercício normalmente dentro de uma semana "
Ureteroscope
Neste tipo de cirurgia de pedra nos rins , conhecido como ureteropyeloscopy ou litotripsia a laser, um urologista insere um objeto longo fio , chamado de ureteroscópio na uretra do paciente e se move através da bexiga com a pedra dentro da uretra , onde o médico pode ver através de uma pequena câmara na ureteroscópio . Ela, então, escolhe se quer removê-lo com um instrumento chamado cesta pedra ou esmagá-lo com um laser ultra-sônica. Esta opção é aplicada principalmente para as pedras que estão presos na uretra em sua jornada para a bexiga.
Realizada sob anestesia geral , o método requer uma a três horas de tempo sem internação. Urologistas Georgetown também observam que " este procedimento permite a opção de empurrar a pedra de volta para uma região onde a LECO é mais adequado . "