Existem três tipos básicos de estomas . Urostomia é uma abertura a partir dos ureteres , que permite que a urina de sair do corpo , sem passar através da bexiga . Este tipo de estoma pode ser localizado no centro ou no lado esquerdo ou do lado direito do abdômen inferior .
Ileostomia abre a partir do intestino delgado para que as fezes podem deixar o corpo sem passar pelo intestino grosso. O estorna é geralmente colocado no abdómen inferior direito .
Uma colostomia é uma abertura a partir do intestino grosso , o que permite que os resíduos a sair do corpo , sem passar através do ânus . Na maioria das vezes o estoma é colocado no abdômen inferior esquerdo .
Complicações comuns
complicações do estoma comuns incluem retração do intestino de volta para o abdômen , intestino prolapso ou hérnia peristomal . Quando um estoma retrai ele puxa para dentro, causando fezes para vazar por baixo. Isso pode fazer a ferida pele circundante.
Estomas prolapso se projetam para fora, aumentando em comprimento. Enquanto isso pode parecer assustador para o paciente , um prolapso do estoma não é uma ameaça à vida . Esta pode ser uma complicação mais tarde que está muitas vezes associada a uma colostomia emergência . Prolapso podem ser reparados com uma pequena cirurgia . Músculos abdominais fracos ou má cicatrização após a cirurgia pode fazer com que a área em torno do local do estoma a inchar . Neste caso , hérnia periestomais pode ser a causa do bloqueio ou obstrução . Embora geralmente não doloroso, a hérnia pode ser desconfortável e muitas vezes é reparado sob anestesia local.
Outras Complicações
Complicações precoces que podem seguir a cirurgia incluem hemorragia, infecção , fístula , vômitos, desidratação, ou as ocorrências mais raras de isquemia do estoma ou deiscência da ferida. Isquemia envolve fornecimento inadequado de sangue para a área enquanto deiscência stomal leva à contaminação da ferida com a matéria fecal , causando irritação e dor.
Mais tarde complicações de um estoma pode envolver infecção persistente , obstrução intestinal , câncer, doença de Crohn ou varizes veias em torno do local do estorna . A paciente também corre o risco de desenvolvimento de doenças de pele como dermatite de contato , psoríase, úlceras de pele , celulite, impetigo , ou uma infecção fúngica ou viral.
Estoma Cuidados
O saco que se conecta a um estoma se encaixa por baixo da roupa e é fácil de mudar. Os sacos são projetados para serem à prova de vazamento e sem odor . Uma enfermeira de cuidados estoma irá mostrar-lhe como para esvaziar o saco. Pacientes estoma precisa beber bastante líquido e comer refeições regulares , a fim de entrar em uma rotina ao banheiro . Em alguns casos , as pessoas podem aprender a tempo seus movimentos intestinais por rubor fora do estoma com água morna da torneira.
Incluir apenas pequenas quantidades de fibras em sua dieta para os primeiros meses após a cirurgia. Depois disso, você pode lentamente aumentar a quantidade de fibras em sua dieta. Calendário de rotina check-ups médicos com o seu médico para que ele possa verificar a condição do local do estoma .
Efeitos Colaterais
Às vezes, o intestino pode restringir ou ampliar de estoma fezes impedindo a passagem de dentro do saco . Estes problemas podem precisar de ser corrigido com a cirurgia . Um estoma relacionada com ileostomia ou colostomia cirurgia pode se mover por conta própria. Se isso acontecer , normalmente não há necessidade de se preocupar . Tenha em mente que , em alguns casos, o estoma é ligado ao intestino , que aperta e contratos como alimento digerido passa através dele .
Diarréia é outro efeito colateral comum , especialmente durante os primeiros dias após a cirurgia. Até que seu sistema regula , o seu médico ou enfermeira estoma pode aconselhá-lo a beber e comer alimentos ricos em potássio e sal.
Prevenção
Porque seu corpo está se adaptando ao um intestino encurtado ou do tracto urinário , que é importante para consumir uma dieta que inclui o necessário equilíbrio de nutrientes . Evite comer alimentos como nozes , milho, aipo , cogumelos e coco como estes podem causar bloqueios. Este é um conselho especialmente importante se você teve uma ileostomia. O íleo é estreita e pode se tornar facilmente bloqueado .
Coma pequenas bocados de comida e mastigar bem . Se você já teve uma colostomia , você não deve comer repolho , feijão ou brócolis. Tal como acontece com uma ileostomia , comer devagar e não falar enquanto come , para que você não engula muito ar . Com qualquer tipo de estoma , você deve beber bastante líquido e comer alimentos ricos em fibras para evitar tornar-se constipado.